CONDENAÇÃO
Indivíduo já tinha condenação transitada em julgada pela justiça do MS.
Investigações realizadas por policiais tocantinenses que compõem a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (FICCO/TO) resultaram na localização e na captura de um indivíduo de iniciais D.V.D, de 55 anos, o qual possui condenação transitada em julgado pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção de menores. A prisão ocorreu nesta terça-feira, 11, na cidade de Vicentina (MS), em cumprimento de mandado, expedido pelo Poder Judiciário do Mato Grosso do Sul.
O delegado Evaldo de Oliveira Gomes, titular da 1ª Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (DEIC – Palmas), explica que as equipes de policiais civis, federais, penais e militares do Tocantins tomaram conhecimento da existência do mandado de prisão em aberto existente contra o condenado da justiça e intensificaram as buscas por ele, que já havia sido preso na zona rural de Rio Sono, no dia 6 de janeiro deste ano, após precisar fazer um pouso de emergência, pois o avião que pilotava apresentou problemas.
“Na oportunidade, após o pouso forçado, D.V.D. foi preso em flagrante por tráfico interestadual de drogas, pois trazia na aeronave 420 kg de cocaína”, disse a autoridade policial.
O delegado Evaldo ressalta ainda que quando foi capturado no Estado do Tocantins, o indivíduo cumpria pena em liberdade, após condenação por tráfico, pela Vara Criminal da Comarca de Fátima do Sul (MS).
Porém, no dia 30 de abril, o indivíduo foi posto em liberdade em cumprimento a alvará de soltura expedido por decisão da Justiça Federal da Seção Judiciária do Tocantins, em Palmas. Mas diante da prática do novo crime de tráfico de drogas pelo indivíduo em janeiro deste ano, a Vara Criminal de Fátima do Sul (MS) decidiu pela regressão do regime de cumprimento de pena, do regime aberto para o fechado e expediu o mandado de prisão cumprido nessa terça-feira pela FICCO/TO.
Desse modo, por meio de compartilhamento de informações entres as instituições que integram a FICCO/TO, o homem foi novamente localizado nesta terça-feira e preso pela Força Tarefa Tocantinense. Após os trâmites legais, ele foi entregue a custódia do Sistema Prisional do Mato Grosso do Sul e permanece à disposição do Poder Judiciário.
O delegado Evaldo Gomes destaca que a prisão do indivíduo é de suma importância, uma vez que além de já ter condenação por tráfico, ele tinha sido preso também no Tocantins, pelo mesmo crime quando transportava uma imensa quantidade de cocaína, avaliada em milhões de reais. “Trata-se de uma ação muito exitosa, deflagrada e concluída pelas Forças de Segurança do Tocantins, uma vez que o indivíduo preso é contumaz na prática do ilícito penal de tráfico internacional de drogas, sempre atuando com carregamentos grandes de drogas a serem distribuídas em vários estados brasileiros”, pontuou.