Com o intuito de colaborar para a continuidade e aprimoramento das ações municipais em vigilância, a Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária realiza uma oficina de trabalho com foco nas ações de vigilância nas temporadas praias. O evento acontece nesta terça-feira, 24, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no prédio do Ministério da Saúde, em Palmas.
Para participar do evento, foram convidados todos os municÃpios que têm programação de praia, principalmente no mês de julho, e que recebem um grande fluxo de pessoas, como: Araguatins, Itaguatins e Tocantinópolis, da região do Bico do Papagaio. E os demais do estado que são Araguanã, Araguacema, Lagoa da confusão, Pau D"arco, Pedro Afonso, Peixe, Tupiratins, Porto Nacional e Palmas.
Segundo a Assessoria de Apoio ao Sistema de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado da Saúde, o objetivo é proporcionar as Visas Municipais uma breve capacitação e debate sobre procedimentos sanitários em estabelecimentos comerciais que atuam em toda cadeia produtiva relacionada a praia.
O inspetor sanitário Thiago Botelho Azevedo disse que a ideia é expor como cadastrar as atividades dos serviços de praia, levando em conta as novas normativas. “Também reforçaremos aos fiscais atuantes nos municÃpios a importância das inspeções nas barracas das praias e junto aos ambulantes, observando a forma como são produzidos os alimentos. A ideia é que esta fiscalização se amplie e atinja motéis e hotéis que nestas datas recebem mais usuáriosâ€, destacou.
Programação prevista:
8h - Abertura
9h - Licenciamento sanitário de atividades relacionadas as praias (Cadastro, fiscalização, tratativas da RDC 49/2013 da Anvisa
Microempreendedor Individual)
14h- Boas práticas de manipulação em alimentos, inspeção em hotéis, motéis.
16h - Intervalo
16h30 - Estudo de caso
17h - Debates e considerações finais