Facebook
14/12/2015 - 09h41m

11 Municípios do Bico têm até dia 31 de dezembro para finalizar plano de ação da Rede Cegonha

Redação

Os municípios de Ananás, Angico, Augustinópolis, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins e Tocantinópolis que aderiram a Rede Cegonha têm até o dia 31 de dezembro para finalizar e publicar em caráter de urgência o plano de ação, com vistas a implementação da rede na atenção primária.

Para evitar transtornos que podem ocorrer por conta da instabilidade no sistema e recessos estadual, municipal e federal, o técnico da área de Saúde da Mulher, Rogério Carvalho de Figueredo, orienta aos municípios a elaboração do plano o mais breve possível. “Se o plano não for enviado e publicado, o município não receberá o repasse financeiro do Ministério da Saúde, o que prejudicará as ações voltadas ao pré-natal, parto e puerpério. A área técnica da Saúde da Mulher se coloca à disposição para auxiliar os municípios na elaboração, envio e publicação dos planos de ação”, ressaltou.                                                                        

Os valores são destinados ao subsídio das ações de pré-natal, parto e puerpério, conforme a Portaria GM/MS Nº 650 de 05 de outubro de 2011. Os planos de ação incluem as atividades que serão desenvolvidas nas cidades. Até o momento 69 municípios do Tocantins já publicaram os planos de ação, garantindo assim a execução. O Tocantins aderiu a Rede Cegonha em 2012.

Para mais informações os interessados devem entrar em contato pelo (63) 3218-1789/2732 ou pelo email: email: [email protected]. Confira os municípios que ainda não publicaram o plano de ação no site:  saude.to.gov.br.br.

Rede Cegonha
É uma rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, aborto e puerpério. Assegura também às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

O objetivo principal da rede é a busca de um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança, rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade e a redução da mortalidade materna e neonatal.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS