Os municÃpios de Ananás, Angico, Augustinópolis, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins e Tocantinópolis que aderiram a Rede Cegonha têm até o dia 31 de dezembro para finalizar e publicar em caráter de urgência o plano de ação, com vistas a implementação da rede na atenção primária.
Para evitar transtornos que podem ocorrer por conta da instabilidade no sistema e recessos estadual, municipal e federal, o técnico da área de Saúde da Mulher, Rogério Carvalho de Figueredo, orienta aos municÃpios a elaboração do plano o mais breve possÃvel. “Se o plano não for enviado e publicado, o municÃpio não receberá o repasse financeiro do Ministério da Saúde, o que prejudicará as ações voltadas ao pré-natal, parto e puerpério. A área técnica da Saúde da Mulher se coloca à disposição para auxiliar os municÃpios na elaboração, envio e publicação dos planos de açãoâ€, ressaltou.
Os valores são destinados ao subsÃdio das ações de pré-natal, parto e puerpério, conforme a Portaria GM/MS Nº 650 de 05 de outubro de 2011. Os planos de ação incluem as atividades que serão desenvolvidas nas cidades. Até o momento 69 municÃpios do Tocantins já publicaram os planos de ação, garantindo assim a execução. O Tocantins aderiu a Rede Cegonha em 2012.
Para mais informações os interessados devem entrar em contato pelo (63) 3218-1789/2732 ou pelo email: email: [email protected]. Confira os municÃpios que ainda não publicaram o plano de ação no site: saude.to.gov.br.br.
Rede Cegonha
É uma rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, aborto e puerpério. Assegura também às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.
O objetivo principal da rede é a busca de um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança, rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade e a redução da mortalidade materna e neonatal.