EM XAMBIOÃ
O Cartório Eleitoral da 12° Zona Eleitoral de Xambioá, no norte do estado, tem iniciado as manhãs com intensa movimentação. Eleitores estão buscando logo cedo o atendimento para o Cadastramento Biométrico. O resultado, 52% dos eleitores da sede (Xambioá) e quase 32% de toda a ZE já estão biometrizados, conquistando os primeiros lugares no ranking da Biometria. A ZE já realizou o cadastro biométrico de mais da metade dos eleitores divididos entre os municÃpios de Ananás, Araguanã e Riachinho.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente, conferiu de perto a intensa movimentação no Cartório na manhã desta quarta-feira, 15. A magistrada, que está percorrendo todas as 17 Zonas Eleitorais em Biometria para verificar in loco os atendimentos, bem como solicitar o apoio de toda a comunidade, realizou audiência pública no Fórum de Xambioá com a participação de autoridades locais.
Além de dar mais segurança ao processo eleitoral, o cadastro biométrico também será a base de dados para o projeto de um documento único para o cidadão.
"Essa base de dados construÃda com a maior perfeição possÃvel será usada para um documento chamado identificação civil nacional, que virá num futuro próximo e está em tramitação na Câmara dos Deputados. Por isso, é importante que todos os eleitores do Tocantins façam o cadastramento biométrico", explicou a presidente do TRE-TO.
O juiz eleitoral, José Eustáquio, ressaltou a importância da parceria com as prefeituras e disse que os motivos para a Zona Eleitoral de Xambioá ser uma das primeiras no ranking da Biometria foram as ações complementares, como reuniões com as principais lideranças polÃticas da Região, lÃderes religiosos e rádio comunitária. "Além disso, elaboramos um cronograma para organizar os atendimentos por bairros e locais de votação, dividido em duas etapas", revelou.
O pastor Adenildo Rodrigues, é representante das igrejas evangélicas no Conselho Municipal de Saúde, e durante a audiência se colocou à disposição da Justiça Eleitoral para envolver toda a sociedade nessa ação. "Na próximo reunião do Conselho vou reforçar a importância dos agentes de saúde para levar essas informações aos cidadãos, bem como reiterar a necessidade do comparecimento de todo o eleitorado para o cadastramento biométrico", garantiu
Os prefeitos de Araguanã e Xambioá, Fernando dos Santos e Shirley Alencar, também se comprometeram em disponibilizar servidores municipais para reforçar o atendimento aos eleitores.
Itinerantes
A Justiça Eleitoral montou um posto fixo de atendimento no municÃpio de Ananás. Até o próximo dia 24/3 ocorre atendimento itinerante em Araguanã e em Riachinho terá inÃcio no dia 27/3 seguindo até 20/4.
Também participaram da audiência pública o promotor eleitoral Rui Gomes e o defensor público LuÃs da Silva Sá, além do diretor geral do TRE-TO Flávio Leali e o coordenador de Sistemas Eleitorais e LogÃstica, Rogério Nogueira.