Facebook
01/12/2014 - 22h14m

1º Encontro de Agrárias do Bico reúne estudantes e produtores rurais

Redação

No dia 27, quinta-feira, foi realizada a abertura oficial do evento, e a palestra “Pesquisa e Inovação” ministrada pelo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Dr. Augusto Cesar.

 

Já no dia 28, sexta-feira, pela manhã, foram realizados minicursos sobre manejo de solo e regulagem de máquinas agrícolas, e as palestras sobre o perfil do agrônomo para o mercado de trabalho, alternativa de agricultura para Amazônia e agricultura familiar. No período da tarde, as palestras abordaram agronegócio, manejo e recuperação de áreas degradadas e importância da agroecologia.

 

De acordo com Marcus Antônio, vice-presidente do CAF, o EAB foi bem avaliado pelos participantes, a ideia para 2015 é transformá-lo em uma semana, envolvendo um número maior de palestras, minicursos e participantes. Para ele, a particularidade do EAB consistiu no fato da sua organização ser realizada pelos próprios alunos de Agronomia.

 

“O 1º Encontro de Agrárias vem atender a um anseio dos cursos superiores, desta instituição, que desde sua criação há 5 anos, tem apresentado a necessidade de eventos, que potencializem o processo de aprendizagem, através de minicursos, palestras e troca de experiências com profissionais de diferentes áreas, fortalecendo desta forma, o tripé do ensino, pesquisa e extensão”, declarou o diretor geral do Campus Araguatins em substituição, Francisco de Assis Feitosa, durante a abertura do evento.

 

Para o acadêmico de Agronomia, Luis Gustavo, eventos como o EAB são importantes para a formação dos futuros agrônomos, uma vez que permite a troca de experiências entre estudantes e pequenos produtores, dessa forma, o conhecimento não fica restrito a sala de aula.

 

O objetivo do EAB foi apresentar informações técnicas aplicadas, para potencializar a agricultura em nível local e regional.

 

Presença 

Estiveram presentes no evento o Diretor geral substituto, Francisco de Assis, diretora de desenvolvimento e ensino, Lucinalva Ferreira, coordenador de pesquisa, professor Marcus André, coordenador do curso de Agronomia, professor Wyratan da Silva, coordenador dos cursos superiores, Raimundo Laerton, todos do Campus Araguatins, e pró- reitor de Pesquisa e Inovação, Augusto Cesar.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS