A qualidade dos alimentos começa no campo e é lá que inicia os trabalhos da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins, instituição cada vez mais integrada ao homem do campo, ao meio ambiente e a saúde do consumidor. Presente nos 139 municÃpios do Estado, a Agência completou este ano 14 anos de existência promovendo ações nas áreas animal e vegetal. “Este ano avançamos muito, estruturamos algumas áreas, fechamos convênios com o Governo Federal e intensificamos as ações de fiscalização. Nosso desejo é que 2013 também seja marcado por muito trabalho e resultadosâ€, destacou o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente.
Atualmente, a Adapec conta com uma unidade central em Palmas, 11 unidades regionais de supervisão, 77 unidades locais de execução, 62 unidades seccionais, 30 barreiras fixas, 18 barreiras volantes e 10 barreiras fluviais. Ao todo possui 1.205 servidores.
Dando continuidade ao planejamento, coordenação e execussão da PolÃtica Estadual de Defesa Agropecuária, a Adapec conquistou números positivos este ano, entre eles, o recorde de vacinação da 1ª Etapa de Vacinação de Febre Aftosa, realizada em maio, onde o Ãndice chegou a 99,64%, e na etapa da Ilha do Bananal atigiu 100% do rebanho. Outro dado importante no controle da sanidade foi a vacinação de 88,58% do rebanho - femêas bolvideas em idade vacinal - contra a brucelose no primeiro semestre.
O Tocantins é destaque em produção de sementes no Brasil, produzindo na entressafra, na região das Várzeas Tropicais. Em 2012, foi plantada uma área de 35.106,69 ha de soja, obtendo uma produtividade média de 2,5 ton./ha num total de 87.766,72 toneladas. Nas várzeas, a Adapec realiza o monitoramento da ferrugem asiática em 100% da área plantada. Além disso, mantém o mesmo controle da ferrugem da soja, por meio de amostra, em todo o Estado, protegendo os 407.600 hectares de área plantada.
Com o objetivo de desenvolver uma polÃtica de defesa socioambiental, a Adapec desenvolve um programa de fiscalização do comércio, transporte, uso e devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, levando o Tocantins a segunda colocação no ranking nacional em devolução.
Também em 2012, os consumidores passaram a consumir carne com mais qualidade e segurança alimentar pois, graças a uma ação do Órgão, em parceria com o Ministério Público Estadual e a colaboração dos empresários, os seis frigorÃficos registrados no SIE - Serviço de Inspenção Animal que atendem a maior parte do mercado tocantinense, estão entregando carne resfriada aos estabelecimentos comerciais. Nestes frigorÃficos foram abatidos até o mês novembro, 111.269 animais.
Para combater e erradicar os focos de doenças no Estado, a Adapec mantém duas unidades de laboratórios que atendem a demanda da Agência e também a de produtores rurais. Este ano, o laboratório ampliou os seus serviços, como por exemplo, o exame de A.I.E – Anemia Infecciosa Equina para trânsito e outras finalidades, e vem estimulando os produtores a realizarem periodicamente os exames nos animais, no intuito de manter o controle sanitário.
Outro ganho significativo para o setor agropecuário do Tocantins, foi a implantação do cartão do produtor rural, em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura, que possibilitará ao produtor rural, de onde ele estiver e qualquer hora do dia, solicitar e imprimir documentos, como a Guia de Trânsito Animal – GTA, Permissão de Trânsito Vegetal, Certificado Fitossanitário de Origem e Nota Fiscal.