Facebook
29/11/2013 - 22h42m

590 mil pessoas serão beneficiadas com saneamento básico no Tocantins

Redação

Com objetivo de universalizar o saneamento no Tocantins até 2017 e garantir que todos tenham acesso ao abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, o governo do Estado vem desenvolvendo ações de política para disciplina sanitária de uso do solo e drenagem urbana.

De acordo com o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, o Tocantins pode se tornar o primeiro estado a garantir saneamento a toda população. Para tanto, ele ressaltou as quatro pilastras que definem o saneamento básico e que são áreas de atuação da ATS, como a ampliação e abastecimento de água, esgotamento sanitários, macro e micro drenagem pluvial urbana e manejo integrado de resíduos sólidos. “Com essas frentes de atuação vamos beneficiar quase 290 mil pessoas na zona urbana, localizadas em 78 municípios de responsabilidade da ATS e 300 mil pessoas na zona rural, distribuídas ao longo dos 139 municípios do estado”, acrescentou.

Dentre as várias ações em andamento para a ampliação e o abastecimento de água, o presidente Edmundo Galdino destacou o levantamento e diagnóstico nos 78 municípios e os projetos que já estão na Funasa na ordem de R$ 16.425.261,34 para atender a demanda de dez municípios.

Quanto às ações para o esgotamento sanitário, já existem 54 projetos aprovados junto à Funasa. Apontando a gravidade da situação, o gestor da ATS destacou que hoje cerca de 40 mil pessoas na região do Jalapão e do Cantão estão contaminando os rios por meio dos dejetos que escorrem para os rios e nascentes. Nesse sentido, ele salientou o trabalho realizado pelo governo do Estado em parceria com a Foz Saneatins para sanar o problema nas romarias do Bonfim com a construção de banheiros comunitários e o projeto para a implantação de dez mil módulos sanitários em áreas rurais, em análise, junto à Funasa.

 No que se refere às ações voltadas para a macro e micro drenagem os municípios de Pequizeiro, Recursolândia, Luzinópolis, Aurora do Tocantins, Praia Norte, Dueré, Goianorte, Sampaio, Santa Terezinha já estão com os projetos prontos sendo que os de outros 11 municípios estão em fase de elaboração.

Sobre a quarta pilastra de atuação da ATS, manejo integrado dos resíduos, o presidente Edmundo ressalta a parceria com o Foz/Saneatins e o Ministério Público do Estado o que possibilitou a realização das audiências públicas para a elaboração dos planos municipais de resíduos sólidos, já concluídos e em fase de entrega aos gestores municipais e os planos de saneamento básico que já iniciou a elaboração.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS