UNITINS
O Câmpus Araguatins da Unitins realizou no último dia, 29, o primeiro encontro de formação pedagógica do semestre 2018/2, com os cursos de Letras e Pedagogia. O tema do primeiro encontro foi, “Ética e postura profissional”, com a assessora pedagógica Vera Lúcia de Andrade em parceria com a psicóloga e professora Maria Adenilda da Silva, do Câmpus de Augustinópolis.
A iniciativa dos encontros é uma forma de atendimento à nova política de gestão no tocante à formação continuada do corpo docente. A Coordenação Pedagógica da universidade promoveu reuniões com as assessorias de cada Câmpus orientando sobre a formação continuada dos professores como uma ferramenta fundamental, capaz de contribuir para o aprimoramento do trabalho docente, fortalecendo vínculos entre eles e os saberes científico-pedagógicos, enriquecendo a criação de novos ambientes de aprendizagem.
A psicóloga iniciou a palestra mostrando a importância de diferenciar a ética da moral. Segundo ela, “a moral é um conjunto de regras, princípios e valores que determinam a conduta do indivíduo”. Neste caso a ética tem sido entendida como a ciência exata de conduta humana, envolvendo estudos de aprovação ou de desaprovação.
Ela ressaltou, ainda, que a ética profissional no dia a dia também ajuda na construção de um ambiente positivo de cooperação e respeito mútuo entre as pessoas. “Na prática, isso proporciona aos colaboradores a oportunidade de exercerem suas funções de forma decente e confiável, sem desrespeitar os seus valores, e de promover resultados positivos sem que para isso tenham que burlar regras ou trapacear”, conclui.
A assessora pedagógica do Câmpus Araguatins, Vera Lúcia de Andrade, destacou que o projeto foi de grande relevância para toda a equipe, pois proporcionou alinhamento das ideias junto aos docentes de Letras e Pedagogia, uma vez que trabalhou a motivação dos professores para melhoria no processo de ensino-aprendizagem, assim como a postura profissional no ambiente de trabalho, que traz benefícios a todos e proporciona crescimento para a instituição.