Facebook
17/01/2014 - 18h24m

Ações do governo do Estado têm colaborado para manter alto índice de desenvolvimento humano em municípios tocantinenses

Redação

De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (www.atlasbrasil.org.br), vários municípios do Tocantins tiveram o Índice de Desenvolvimento Humano por Municípios (IDHM) considerado alto pelas Nações Unidas. Ao todo, 5.565 cidades brasileiras foram analisadas com base em dados em áreas como renda, longevidade e educação. 

Levantamento feito pela Agência Tocantinense de Notícias (ATN) identificou quais são os 10 municípios que apresentaram a melhor média, entre 0,7 e 0,799.  Desta forma, ações positivas por parte da gestão pública impactam diretamente nos valores obtidos pelos municípios no IDHM.

Na Educação, o grande número de Escolas de Tempo Integral colocou cerca de 108 mil alunos neste regime de educação, que contempla mais do que disciplinas regulares na grade curricular das instituições. Cada unidade escolar em regime integral de ensino oferece aulas de esportes e atividades culturais, além de três refeições durante todo o dia letivo, para as crianças e adolescentes.

Até 2013 o Tocantins, segundo dados da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) implantou 50 Escolas de Tempo Integral, entre novas unidades, escolas que passaram a atender integralmente e programas institucionais, como o Pioneiros Mirins. “É o cumprimento das metas sociais do governo. Essas escolas agregam mais padrão de capacitação, dando mais condições, inclusive, de competitividade no mercado de trabalho”, explicou Danilo de Melo Sousa, secretário de Educação e Cultura.

Para o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, é através da educação que a sociedade se desenvolve plenamente. “Todas as nossas escolas foram reformadas e o trabalho foi desenvolvido para melhorar o nosso desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Nossos professores hoje trabalham com carga horária de 26h em sala de aula e 14h são para planejamento”, pontuou.

Saúde
Alvo de grandes investimentos no ano passado, o setor da saúde pública do Tocantins ganhou um grande reforço com a autorização das obras dos Hospitais Gerais de Araguaína (HGA) e Gurupi (HGG). Além disso, o Hospital Geral de Palmas (HGP) passa por ampliação que permitirá dobrar a capacidade de internação e aumentar os leitos na UTI e salas de cirurgia, com mais de R$ 84 milhões em investimentos. “O que aumenta a longevidade das pessoas é a qualidade de vida. As ações que o governo do Estado desenvolve nos municípios, visam tanto a prevenção, quanto a saúde curativa. A gestão realizou investimentos e melhorou a estrutura hospitalar do Estado”, frisou Vanda Paiva, secretária de Estado da Saúde.

Para o prefeito de Guaraí, Genésio Ferneda, a implantação dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) também tem beneficiado a saúde da população e promovendo melhorias na qualidade de vida, o que impacta diretamente na longevidade das pessoas. “A sociedade está passando por uma transformação espetacular. Em Guaraí nós vamos ter um AME desenvolvido pelo governo do Estado. Além disso conseguimos desenvolver melhor a atenção básica e vamos ter uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”, completou.

Renda
Ponto de extrema importância para o combate à pobreza extrema, a geração de empregos e a distribuição de renda permitem que a população se desenvolva, além de fazer com que as riquezas circulem. Neste sentido, ações como o cartão do Tocantins sem Fome, além de programas como o Ponatec Social, o Compra Direta e Troca Solidária, contribuem para o fortalecimento da economia, gerando mais renda para a população.

“Com o Tocantins sem Fome, nós acabamos com a distribuição de cestas básicas e, com os cartões, que são municipais, as pessoas podem comprar no comércio de seus municípios, fazendo a economia girar. Ao todo, já atendemos 25,5 mil famílias com os cartões e esperamos ampliar ainda mais”, explicou Agimiro Costa, secretário do Trabalho e Assistência Social.

De acordo com o secretário, as capacitações oferecidas e o microcrédito disponibilizado pelo Instituto Social Divino Espírito Santo (Prodivino) também contribuíram para que os municípios tocantinenses atingissem bons índices de desenvolvimento humano. “A Setas não age sozinha. O Pioneiros Mirins, por exemplo, é um programa totalmente integrado com a Educação. E a tendência é que todas as crianças migrem para educação de tempo integral. E isso só tem a melhorar as condições de vida delas e das famílias”, destacou.

Foi também o que destacou o prefeito de Alvorada, José George Wached Neto, que confirmou que todo o desenvolvimento da sociedade passa pela geração de emprego. Para o gestor, ações neste sentido contribuem principalmente para a melhoria de vida da população, dando-lhe mais dignidade. “O único meio de termos o Índice de Desenvolvimento Humano mais elevado, é através da geração de emprego. A questão da educação também é importante e por isso nós temos, por exemplo, um polo da Universidade aberta do Brasil (UAB) aqui no município”, explicou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS