Facebook
17/02/2020 - 17h30m

EDUCAÇÃO NAS PRISÕES

Ações do Governo garantem ressocialização para reeducandos de unidades prisionais do Bico

Redação

A Seciju se reuniu com a Seduc a fim de fortalecer a parceria que fomenta a educação nas unidade prisionais de Araguatins e Augustinópolis

Recomeçar. Esta talvez seja a questão chave para que os presos que estão em processo de ressocialização nas unidades prisionais possam dar novas possibilidades para suas vidas e seguir caminhos legais dentro da sociedade. Na intenção de fomentar esse recomeço, o Governo vem desenvolvendo, em conjunto com os órgãos do Judiciário e o Poder Legislativo, formas de oferecer oportunidades às pessoas que se encontram privadas de liberdade no Tocantins. No Bico do Papagaio, as ações já aconteceram em unidades prisionais de Araguatins e Augustinópolis.

Esse trabalho vem sendo executado desde o início da Gestão do governador Mauro Carlesse, em 2018. Nos dois primeiros meses deste ano, diversas ações seguem sendo colocadas em prática pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) nas unidades prisionais. Abaixo, listamos o trabalho, juntamente com seu resultado realizado nos dois municípios do Bico, que estão mudando a realidade dos reeducandos.

Educação

Na área da educação, o trabalho desenvolvido pela Seciju, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), é fruto de grandes efeitos positivos.

No dia 10 de janeiro, técnicos das duas pastas do Governo estadual se uniram para formatar a abertura de duas novas turmas de ensino formal em unidades prisionais do Bico do Papagaio que ficam nos municípios de Araguatins e Augustinópolis, beneficiando vários presos.

O resultado desse processo educacional é que, no início deste mês, a Seciju divulgou que 121 apenados do Tocantins foram aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) e, com isso, vão receber os seus certificados de conclusão dos ensinos fundamental ou médio.

A formação escolar é a base para que eles tenham condições de se reintegrar na sociedade, na intenção de que se preparem para o mercado de trabalho e até para ingressarem na faculdade”, concluiu a gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso da Seciju, Marluce Oliveira.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS