Auxiliar a Prefeitura de AraguaÃna a recuperar os danos causados pelas cheias e prestar assistência aos desabrigados, é a missão do Governo do Tocantins de apoio ao municÃpio de AraguaÃna, no Norte do Estado, atingido por duas cheias na última semana. Uma comitiva composta por secretários de Estado, pela Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, chegaram a AraguaÃna na manhã desta terça-feira, 27, para discutir com as autoridades locais as demandas emergenciais a serem resolvidas em uma força tarefa integrada.
Acompanhados pelo prefeito, vereadores e secretários municipais, a equipe visitou as regiões mais atingidas pelas trombas d’água. De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, tudo está sendo analisado para que seja feita a recuperação o mais rápido possÃvel. “Estamos presenciando os danos causados na infraestrutura e estudando as medidas emergenciais, que já estão sendo executadas. Estamos em campo, vamos começar fazendo a desassoreamento do córrego Neblina e estamos estudando, junto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, os reparos da ponte na Avenida Filadélfia, como também outros trabalhos importantes a serem feitos a médio e longo prazo, para que a situação não volte a se repetirâ€, destacou o secretário.
Assistência Social
Equipes de profissionais da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social também foram deslocadas ao municÃpio para fazer o levantamento das demandas sociais. De acordo com o secretário Agimiro Costa, será prestada toda a assistência necessária à s pessoas que precisarem. “ Estamos presente nesta causa e o Governo do Estado vai prestar toda a atenção necessária a essas pessoas que estão sofrendo em decorrência das chuvas, todos os kits emergenciais já estão prontos e à disposição da Prefeitura para sua distribuição à população", destacou Agimiro Costa.
Cerca de 7 mil quilos de alimentos, kits gestantes, fraldas geriátricas, filtros de água, redes e cobertores foram disponibilizados pelo Governo do Estado para atender famÃlias como a de Genivaldo Ribeiro de Sousa, morador das proximidades do córrego Neblina, que perdeu tudo. “Nós perdemos tudo que tÃnhamos e agora o que nos resta é essa ajuda do Governo, pois estamos sem açãoâ€, disse, emocionado, o morador.
Saúde
Na área da saúde, várias ações estão sendo elaboradas para evitar doenças epidemiológicas como hepatites, dengue, leptospiroses, entre outras. Para isto, a Secretaria Estadual de Saúde vai reforçar as estruturas laboratoriais para testes rápidos das possÃveis doenças, além de realizar vacinações e orientações junto aos moradores das regiões atingidas pelos alagamentos.
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 250 famÃlias foram atingidas pelas enchentes no municÃpio.