EM FORTALEZA-CE
A acadêmica do 6º período do Curso de Pedagogia do Campus de Araguatins, Layse Suellen de Sousa Almeida Oliveira, apresentará o artigo “A influência do processo avaliativo na relação professor-aluno” no VI Congresso Nacional de Educação (Conedu), que será realizado na capital cearense, de 24 a 26 de outubro.
“Quando soube do evento e das temáticas que seriam abordadas, procurei o professor Eraldo Madeiro para que pudesse orientar a acadêmica durante o processo de escrita. Sabe-se que avaliar é de grande importância para verificar se os resultados esperados no processo de ensino-aprendizagem foram alcançados, e para exercer a promoção dos alunos para as séries que se sucedem”, afirmou a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Aquenubia Gonçalves da Silva.
Layse explica que escolheu esse eixo temático após perceber o quanto a avaliação é discutida no campo educacional. “Se avaliar é simplesmente pontuar e classificar o aluno ou se a avaliação está sendo utilizada como instrumento de auxilio para a aprendizagem, o que faz mais sentindo. E como o aluno vem ganhando espaço dentro da sala de aula no que diz respeito a ‘ter voz’ e não ser um mero ouvinte. Escrever sobre avaliação e a relação professor-aluno é de extrema importância. Durante o processo avaliativo o aluno também tem interesse em seus resultados, e esse processo ainda é colocado como responsabilidade total do aluno, e não como uma ponte que auxilia no ensino-aprendizado”, pontua a acadêmica.
“Então, no meu artigo eu busquei autores que afirmassem sobre a relação de ambos durante esse processo, para levantar a percepção de que a avaliação não é apenas uma parte burocrática realizada pela escola. Avaliar é sondar onde estão as deficiências do aluno, é entender que na avaliação o aluno reflete além do que ele aprendeu, reflete também o professor e o seu desempenho profissional. Por isso, ao invés de ouvir somente o professor sobre a avaliação dos alunos, fui a campo ouvir os alunos quanto ao processo avaliativo”, finaliza a acadêmica.