UNITINS
Acadêmicos do 7º do curso de Pedagogia do Câmpus Bico do Papagaio, de Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), fazem um balanço positivo de ações realizadas junto à comunidade local. Divididos em grupos os estudantes desenvolveram atividades no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em parceira com o Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), de Araguatins. Ações foram desenvolvidas no final de outubro.
O primeiro grupo, formado pelas acadêmicas Luana Maria da Silva Rangel Costa, Flávia Lino Zambello e Mirian Pereira dos Santos trabalhou com crianças do CRAS e desenvolvendo atividades como corrida no saco, corrida ovo na colher, danças, músicas, distribuição de brinquedos e no final serviram lanche em confraternização com a criançada e colaboradores. Para assessora de estágio professora Suely Martins dos Santos foi gratificante ver a alegria das crianças recebendo brinquedos, mas o melhor foi ver o grande avanço das nossas futuras professoras nos trabalhos realizados.
O segundo grupo formado pelas acadêmicas Girlene Gonçalves Pereira, Lucivane Pereira de Souza Silva e Valdinete Silva Sousa desenvolveu atividades na APAE oferecendo o que chamaram de tarde de alegria aos apaianos. As estudantes contaram histórias, participaram de roda de conversas e também ouviram os apainos contarem suas histórias. No final foi servido um lanche preparado pelas acadêmicas. A diretora da entidade Arábia Dias parabenizou aos acadêmicos pelo trabalho realizado e agradeceu a Universidade pela parceria.
O Terceiro grupo composto pelos acadêmicos Silas Oliveira Frazão, Raiane dos Santos Claudiano Silva, Jaciara dos Santos Silva e Jayne Souza Nogueira desenvolveu a ação com o tema alimentação saudável que contou com palestra ministrada pela nutricionista Thayanny Lira Gomes, direcionada ao pessoal do CRAS. A palestra abordou o que é uma alimentação saudável e adequada para as pessoas da terceira idade. No encerramento foi servido lanche a base de frutas e sucos para todos os presentes. A coordenadora da instituição Keiliane Santos destacou a importância do trabalho que a Unitins realiza na região.
Já o quarto grupo formado pelos acadêmicos Ednir Carmo de Sousa, Jocineide Dantas Borges, Joilza Pereira da Cruz, com orientação da professora Esp. Maria da Paz Coelho de Sousa, desenvolveu a ação com o tema harmonia e motivação, direcionada também ao pessoal CAPS. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Napne, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), de Araguatins. A programação ainda contou com palestra ministrada pelo professor Willian Jhone Ferreira Dias sobre harmonia e motivação. “A parceria com o IFTO contribuiu muito para o nosso crescimento, pois não conhecíamos o Napne que tem um trabalho interessante para as pessoas com necessidades especiais e para todos nós” declarou a professora Maria da Paz Coelho de Sousa ao término dos trabalhos. Um piquenique oferecido pelas acadêmicas com a participação de todos envolvidos marcou o encerramento da ação.
O quinto grupo composto pelas acadêmicas Edivani Coonceição da Silva, Maria de Fátima Alves dos Santos, Maria de Jesus Pereira dos Santos Miranda, Nizelma Pereira dos Santos Veríssimo e Rhayllanny da Silva Tomaz, realizou a ação empoderamento direcionada ao púbico do CRAS. As acadêmicas sob a orientação da professora Esp. Maria da Paz Coelho de Sousa desenvolveram com muita precisão a ação envolvendo todos os presentes. A ação contou com a palestra e orientação sobre a saúde da mulher, ministrada pela enfermeira Samira Gomes que enfatizou os cuidados que toda mulher precisa ter com os sinais de alerta do seu corpo. Na oportunidade a enfermeira destacou a importância de campanhas de prevenção pontuais como o outubro rosa que tenta conscientizar as mulheres sobre a necessidade de exames preventivos, que segundo ela, que podem evitar doenças.
Ao final das ações apresentadas em cada espaço não formal a assessora pedagógica Vera Lúcia de Andrade ressaltou que a Unitins caminha com suas ações rumo a um novo direcionamento pautado na idealização das ações desenvolvidas pelos acadêmicos, com um novo olhar pedagógico que tem se esforçado a cada dia em busca da melhoria na qualidade de ensino e da aprendizagem.