XIX EREEN
Vinte e seis acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Câmpus Augustinópolis, participaram, entre os dias 14 e 18 de janeiro do XIX Encontro Regional de Estudantes de Enfermagem do Norte – (EREEN), que ocorreu em Belém do Pará.
Com o tema "O SUS é nosso: desconstrução de um direito x efetivação de um dever", o evento reuniu estudantes e profissionais de Enfermagem em espaços de discussões acerca da formação acadêmica e a influência da conjuntura política atual na mesma.
O evento também contou com debates, rodas de conversas, vivências e apresentações de produções científicas. O Congresso também promoveu momentos de convívio cultural diversificado, propiciando a troca de saberes e experiências entre diferentes realidades.
Oito acadêmicos da Unitins apresentaram suas pesquisas científicas no congresso, e dentre eles três foram premiados: “Direito a saúde indígena ameaçado: o esquecimento é proposital?” foi o tema da pesquisa da acadêmica Maria Luiza de Oliveira Braga; “O uso das atividades religiosas como método terapêutico nos CAPS para tratamento de ansiedade” foi o tema da aluna Anna Karollyne Ribeiro Batista; e o trabalho “Importância da atuação do enfermeiro no desenvolvimento das práticas integrativas e complementares” da acadêmica Renata de Sá Ribeiro.
Para Maria Luiza Braga, o encontro foi engrandecedor para todos acadêmicos que puderam participar. “O tema do evento trouxe uma discussão de suma importância, principalmente na atual conjuntura política do país. O SUS é um direito garantido a todos os cidadãos pela Constituição Federal, portanto é nosso dever lutar por esse sistema de saúde. O evento também contou com assuntos relacionados às populações tradicionais, saúde da mulher e esteve em pauta também a nova PNAB [Política Nacional de Atenção Básica]”, ressaltou Maria Luiza.