Facebook
18/11/2022 - 17h05m

PROPOSTA

Acadêmicas apresentam plano de gestão de resíduos sólidos para prefeitura de Augustinópolis

A proposta girou em torno da implantação da coleta seletiva em Augustinópolis, prática ainda inexistente na cidade.

Proposta é voltada para a implantação da coleta seletiva em Augustinópolis (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Um grupo de acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) apresentou um plano de gestão de resíduos sólidos com enfoque na coleta seletiva para a Prefeitura de Augustinópolis na tarde desta quarta-feira, 16, no Câmpus Augustinópolis. A gestão municipal foi representada pelo secretário executivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Edmundo Oliveira.

A ação é resultado da disciplina extensionista “Saúde Ambiental”, ministrada pela professora Lilian Natália Lima. O “Seminário de apresentação de proposta da implantação da coleta seletiva no município de Augustinópolis: importância e benefícios” trouxe dados regionais e nacionais referentes à produção de lixo na cidade, bem como possíveis alternativas para a implantação da coleta seletiva.

Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) em 2021 apontou que o município produz pouco mais de 10 toneladas de resíduos sólidos por dia. O mesmo documenta atesta que a cidade possui apenas um lixão para o descarte do lixo produzido. A sugestão das acadêmicas foi para a criação de um grupo gestor que pudesse deliberar sobre a melhor forma de fazer a implantação da coleta seletiva, ainda inexistente na cidade.

A gente considerou esse tema muito importante pela quantidade de lixo que é produzida diariamente no País e no município de Augustinópolis, já que fizemos o projeto especificamente para tratar sobre a gestão de resíduos aqui na cidade, uma vez que essa produção desenfreada de lixo e descarte inadequado traz sérias consequências a curto, médio e longo prazos”, ponderou a acadêmica Sabrina Conceição.

A oportunidade também foi um espaço para ouvir as demandas e dificuldades do município e sugerir novos caminhos com resultado a curto e médio prazos no que se relaciona à gestão eficiente dos resíduos sólidos. Para o secretário executivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Edmundo Oliveira, o momento foi proveitoso.

Gostei muito do debate. Achei muito importante discutir e ouvir as sugestões feitas por todos os participantes. Também pude falar sobre as dificuldades que a gestão municipal enfrenta nessa problemática do lixo. Estou saindo daqui satisfeito e com questões que vou levar para discutirmos no âmbito da gestão municipal”, pontuou o secretário.

A acadêmica também destacou que as alternativas apresentadas podem ser aplicadas para diminuir a produção de lixo e, consequentemente, trazer melhorias para o meio ambiente e para a população de Augustinópolis. “Sentimentos que eles [prefeitura] estão interessados, sabem que existe a necessidade de se aplicar projetos assim, mas, claro, há alguns empecilhos e limitações, dificuldades que podem ser superadas, mas que são vários estágios até conseguir chegar à solução. Nós ficamos felizes com a apresentação e com o resultado final, que foi a discussão com o secretário executivo”, completou Sabrina.

Apresentação foi feita no Câmpus Augustinópolis com a presença do secretário executivo Edmundo Oliveira (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS