FEIRA DE CIÊNCIAS
Discentes participaram como avaliadoras em feira escolar e palestra em evento da Superintendência Regional de Ensino.
Na segunda-feira, 11, acadêmicas do 8º período do curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)/Câmpus Araguatins destacaram-se como avaliadoras na feira de ciências escolar "Dom Científico EAC 2023" da Escola Arte de Crescer (EAC), em Araguatins. Representando a Unitins, elas desempenharam o papel de avaliadoras de projetos científicos, proporcionando uma experiência enriquecedora para ambas.
Para Tádila Costa, a experiência foi gratificante, ressaltando o interesse dos alunos do ensino fundamental e médio pela pesquisa e escrita científica. "O evento foi muito interessante e maravilhoso. Ver alunos do fundamental II e ensino médio criando, desenvolvendo e apresentando trabalhos de grande importância me deixou extremamente orgulhosa. É louvável a iniciativa da instituição escolar em incentivar desde cedo a produção de trabalhos relevantes para a sociedade, abordando temas como sustentabilidade e educação financeira", expressou a discente.
Sinalva Ferreira, também participante do evento como avaliadora, compartilha sua visão sobre a iniciativa: "A Unitins foi convidada a participar e o coordenador do curso de Letras, Victor Borges, me fez o convite para prestigiar o evento como avaliadora. Durante as apresentações pude observar o alto nível de conhecimento dos alunos, que trouxeram trabalhos com abordagem de temas variados. Foi uma oportunidade não apenas de avaliar, mas também de adquirir aprendizados e compartilhar um pouco do meu conhecimento."
Na terça-feira, 12, Sinalva Ferreira assumiu o papel de palestrante na "Conferência – 20 anos da lei 10.639/2003 – Educação para as relações étnico raciais", na Escola Estadual de Tempo Integral Oneide da Cruz Mousinho. Organizado pela Diretoria Regional de Educação de Ensino de Araguatins, o evento discutiu a lei implementada em 2003 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas ou particulares, do ensino fundamental ao médio. Para compor a mesa de palestrantes participaram também a professora da Seduc-TO Elizângela Mendes e professor doutor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Ubiratan Francisco.
Sobre sua participação na conferência, Sinalva compartilhou suas impressões "me senti lisonjeada com o convite para compor a mesa dos palestrantes. A temática da educação antirracista foi abordada com ênfase, e ao acompanhar as falas pude adquirir mais conhecimento, tive também uma oportunidade única de compartilhar meu conhecimento com os participantes. Estava presente como profissional da educação e acadêmica, representando a Unitins em uma discussão tão importante”, destaca.
O coordenador do curso de Letras, Victor Fernandes Borges, ressalta que a participação ativa na comunidade escolar demonstra o comprometimento e a qualidade do ensino oferecido pela instituição. "Parabenizo as acadêmicas pelo brilhante desempenho como representantes da Unitins nos eventos escolares. A participação ativa dos nossos acadêmicos evidencia o empenho contínuo do curso de Letras em formar profissionais engajados e qualificados. Nosso objetivo constante é impactar positivamente na sociedade por meio da educação e do conhecimento", afirma.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Miliana Sampaio, também esteve presente no evento "Dom Científico EAC 2023" da Escola Arte de Crescer (EAC) e participou como avaliadora dos projetos científicos escolares. "A contribuição para a promoção da ciência na educação básica é essencial e representar a Unitins nessas ocasiões é motivo de grande orgulho, reforça o comprometimento da nossa Instituição e destaca a importância de estarmos ativamente presentes na sociedade, contribuindo para o avanço e aprimoramento da educação", afirma.