DA UNITINS
O “Dia D de ação pela saúde da mulher – Mulher que cuida merece ser cuidada” é alusivo ao Dia Internacional da Mulher.
Os acadêmicos que cursam a disciplina de Estágio Supervisionado no curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, promoveram uma manhã de cuidados para as servidoras da Unidade da Saúde da Família II (Sesp). As atividades foram ofertadas na própria UBS nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher.
O objetivo foi cuidar de quem diariamente cuida da população. O “Dia D de ação pela saúde da mulher – Mulher que cuida merece ser cuidada” ofertou práticas integrativas como ventosaterapia, massoterapia e limpeza de pele. Os serviços foram realizados pelos próprios acadêmicos e por parceiros da ação. As servidoras da unidade também participaram de palestras, dinâmicas, sorteios e lanche.
“Fico muito feliz com essa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Unitins que ocorre de forma contínua. Agradeço a realização dos serviços para as nossas servidoras. Já participei de alguns procedimentos e achei maravilhoso. Muito obrigada”, agradeceu a enfermeira do Sesp, Márcia Marinho Pardim.
A acadêmica Karen Ágatha Pereira de Sousa, do 9º período de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, destacou que as servidoras atendem com excelência a comunidade. “A gente acompanha o empenho delas em cuidar da população, em fazer o melhor delas para atender o pessoal da comunidade, do bairro, e hoje a gente resolveu fazer uma ação para cuidar delas, que cuidam de todos. Também é uma oportunidade de praticarmos o que temos aprendido na graduação”, comentou.
A ação foi coordenada pela professora Jesuane Cavalcante e contou com a participação de seis acadêmicos do 9º período de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis. “Nós estamos semanalmente nesta unidade atuando em conjunto com os profissionais de saúde, treinando nossos acadêmicos e oportunizando que eles vivenciem a prática da Enfermagem. Hoje, a ação é voltada para as servidoras em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março. Elas que tanto cuidam da saúde dos outros, hoje estão sendo cuidadas”, explicou a docente.