VIDEOCONFERÊNCIA
Ao todo, serão realizados quatro encontros que visam incentivar o letramento acadêmico/científico.
O Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) deu início na quinta-feira, 11, via Google Meet, à ação extensionista de oficinas “Escrita Acadêmica e suas potencialidades”, destinada aos discentes dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras. A ação também contempla acadêmicos de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Participaram da videoconferência, o diretor do Câmpus, Sérgio Mendes Anchieta Marinho; a assessora pedagógica, Ana Irene Carneiro Borges Lucena; o coordenador de Letras, Victor Fernandes Borges; a coordenadora de Pedagogia, Aquenubia Gonçalves da Silva; a organizadora e mediadora do evento, professora doutora Tania Regina Martins Machado; e o palestrante, professor doutor Adair Bonini, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O ciclo de oficinas “Escrita Acadêmica e suas potencialidades” é uma proposta interdisciplinar voltada para os cursos de Letras e Pedagogia do Câmpus Araguatins, e visa incentivar o letramento acadêmico/científico, abordando os principais gêneros acadêmicos, suas estruturas e funcionalidades, bem como o conhecimento das características da escrita acadêmica, seja na produção oral ou escrita. Segundo os organizadores, serão realizados quatro encontros nesta primeira oficina do ciclo.
Nesse primeiro encontro, o professor doutor Adair Bonini ministrou sobre “O resumo acadêmico e a construção da voz autoral”, problematizando sobre os desafios que o graduando enfrenta ao identificar e se referir com propriedade sobre as diferentes vozes que compõem um texto acadêmico, exercício que envolve diferentes sentidos e requer o desenvolvimento da criticidade.
A segunda oficina ocorrerá no dia 29 de abril, com a participação do professor doutor Carlos Borges da Silva Júnior (UFT), e abordará “As práticas acadêmicas e seus gêneros na formação da identidade no ensino superior”. A terceira oficina será no dia 14 de maio, com o professor doutor João de Deus Leite (UFT), e trará o tema “Discurso, arquivo e estágio supervisionado de Língua Portuguesa”.
A quarta e última oficina será realizada no dia 21 de maio, com a professora doutora Tania Regina Martins Machado (Unitins), que discutirá os “Gêneros acadêmicos: conhecendo suas configurações e funcionalidades”.
Para o coordenador de Letras, professor Victor Fernandes, “esta ação vai ao encontro da necessidade de aperfeiçoar e estimular a produção escrita dos acadêmicos, pois todo este trabalho minucioso que cada professor faz e consubstancia a prática de escrita acadêmico-científica contribuirá para que o processo de escrita se torne um hábito investigativo e prazeroso. Como já deixou registrado Rubens Alves: Todo texto é uma partitura musical. As palavras são as notas. Se aquele que lê é um artista, se ele domina a técnica, se ele desliza sobre as palavras, se ele está possuído pelo texto, a beleza acontece”.