CÂMPUS AUGUSTINÓPOLIS
Programação abordou a importância do exame preventivo do colo do útero, o Papanicolau.
Nove acadêmicos do 4º semestre de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis realizaram uma roda de conversa sobre a importância do exame preventivo do colo do útero, o Papanicolau. A ação ocorreu na Unidade de Saúde da Família de Esperantina.
Na oportunidade, os estudantes puderam explicar para as mulheres presentes como funciona o exame, bem como sua importância para prevenção e combate ao câncer do colo do útero, uma vez que um diagnóstico precoce representa maior chance de cura. A comunidade também pode tirar dúvidas acerca do assunto.
“Foi uma ação enriquecedora para nós, acadêmicos, porque proporcionou um contato maior com a comunidade dessa USF. Em Esperantina, são escassas as ações de extensão feitas por universitários da Unitins, sendo possível que eles nos conhecessem, bem como conhecessem a Instituição por meio da programação”, explicou a acadêmica Acza Jales.
A ação foi guiada pelo médico de família e comunidade, Shanaeltho Teófilo, que também é preceptor do curso de Medicina da Unitins. O profissional comemorou a realização da roda de conversa e destacou que a atividade teve uma repercussão muito positiva entre os assistidos e profissionais da unidade.
“Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o trabalho da equipe de enfermagem local, o que foi uma experiência enriquecedora. Essa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e os estudantes de Medicina foi algo inédito e extremamente proveitoso. A comunidade acolheu com entusiasmo essa iniciativa e demonstrou interesse em futuras ações. Os alunos, por sua vez, puderam conhecer de perto a realidade do município, especialmente em áreas mais vulneráveis como de Esperantina, e uniram esforços na luta pela saúde das mulheres”, comemorou o médico.