UNITINS
Atividade ocorreu a partir da disciplina de Fisiologia I com realização de anamnese, aferição de pressão e outros procedimentos básicos.
Em uma atividade que combinou aprendizado teórico e prática, os acadêmicos do 2º período do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis participaram, na semana passada, de uma aula prática na Unidade Básica de Saúde da Família II de Praia Norte. A ação, que visou aprimorar as habilidades dos estudantes em técnicas básicas de avaliação clínica, foi supervisionada pelas professoras doutoras Maiara Bernardes Marques e Lunalva Pedroso Sallet.
Durante a aula prática de Fisiologia I, os acadêmicos realizaram uma série de procedimentos essenciais, incluindo anamnese básica, ausculta cardíaca, aferição de pressão arterial, frequência cardíaca e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Esses procedimentos são fundamentais para a formação inicial dos estudantes, permitindo que eles se familiarizem com o processo de coleta de dados clínicos e interpretação de sinais vitais.
O acadêmico Gabriel Suiter, do 2º período, participou da ação juntamente com seus colegas e destacou que a experiência foi um divisor de águas. “Para muitos de nós, esse foi o primeiro contato direto com a prática médica fora do ambiente da Universidade. Foram atividades que a gente via em sala de aula e que desta vez pudemos colocar em prática. Entendemos que somos parte dessa comunidade e que precisamos, como futuros profissionais, estarmos inseridos nela”, compartilhou.
Para a professora doutora Maiara Bernardes Marques, “essa aula prática foi crucial para o desenvolvimento das habilidades clínicas dos alunos, permitindo que eles observassem o funcionamento real de uma UBS e aplicassem conhecimentos teóricos de forma prática. Estar no segundo período e vivenciar essa experiência é fundamental para sua formação, alinhando-se aos princípios da Unitins de uma educação de qualidade, humanizada e ética. Foi um momento muito positivo, com excelente recepção em Praia Norte e colaboração entre docentes, coordenação e direção do curso”.
Além dos benefícios diretos para os estudantes, a ação também promoveu um importante engajamento com a comunidade local, que teve a oportunidade de ser assistida pelos acadêmicos em um contexto de aprendizado.
A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, ressaltou que a atividade reforça o compromisso da Universidade com a formação completa dos acadêmicos. “Com ações como essa, a Instituição reforça seu papel na formação de profissionais de saúde bem preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir significativamente para o bem-estar da sociedade”, concluiu.