Facebook
23/03/2023 - 17h06m

CÂMPUS ARAGUATINS

Acadêmicos de Pedagogia da Unitins visitam instituições de ensino em Augustinópolis e São Bento

Por Bico 24 Horas

Com o início dos estágios, os acadêmicos sentem a responsabilidade e o prazer de atuar na área em que se formarão.

Acadêmicos de Pedagogia da Unitins Câmpus Araguatins durante visita a instituições que os receberão para prática do estágio

Na manhã da última sexta-feira, 17, alunos da disciplina de Estágio Supervisionado I: Educação Infantil, do 5º período do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins, acompanhados da professora Francisca da Silva Feitosa, e da assistente de coordenação, Wilma Feitosa, foram apresentados às instituições onde irão estagiar durante o semestre nas cidades de Augustinópolis e São Bento do Tocantins.

Os acadêmicos selecionados para estagiar no Centro de Educação Infantil Maria da Paz, no município de São Bento, são André da Silva Araujo e Wilka Midialla Mendes de Carvalho. Já na Creche Municipal Maria Cayres de Almeida, em Augustinópolis, irão estagiar Rita de Cássia Silva de Melo e Ariane Cibelle Rodrigues da Silva. Por fim, na Escola Municipal Anacleto Paulino da Silva, também em Augustinópolis, os estagiários selecionados são Matheus Alves da Rocha, Katia de Jesus da Cunha e Elizanir dos Santos Silva.

O programa de estágios supervisionados da Unitins é uma oportunidade valiosa para os acadêmicos do curso de Pedagogia desenvolverem suas habilidades e adquirirem experiência prática antes de ingressarem no mercado de trabalho. Além disso, a parceria entre a universidade e as instituições de ensino da região permite que os estagiários contribuam para o desenvolvimento da educação infantil nas respectivas cidades, ao mesmo tempo em que aprendem com professores experientes e se integram ao ambiente escolar.

“Esse momento inicial, de apresentação, tem como objetivo acolher nossos acadêmicos, para que iniciem os estágios com mais segurança sobre o que irão desenvolver e também para que professores e demais servidores das escolas os conheçam e possam colaborar nesse processo tão importante”, explica a professora de Estágio Supervisionado I: Educação Infantil, Francisca da Silva Feitosa, que comenta também a responsabilidade de se trabalhar com o público da primeira infância. “Atualmente, nossas disciplinas estão organizadas de modo que os futuros pedagogos possam atuar com todos os públicos. Conhecer a realidade da educação infantil, onde as crianças estão no início de seu desenvolvimento, é primordial”.

A coordenadora do curso, Aquenubia Gonçalves, fala sobre a importância das parcerias entre a Unitins e diversas instituições da região. “Nós buscamos construir uma rede ampla para que nossos estagiários possam atuar não só em Araguatins. Isso oportuniza que eles conheçam a realidade de vários municípios e também que possam atuar em suas cidades de residência, como ocorre em vários casos”, explica.

Expectativas

Com o início dos estágios, os acadêmicos sentem a responsabilidade e o prazer de atuar na área em que se formarão em alguns semestres. “A disciplina de estágio supervisionado foi uma das mais esperada por mim, pois se trata de um momento de integração da prática com a teoria aprendida em sala de aula. Que esse momento aproxime a minha vida acadêmica com a realidade profissional para o exercício da minha profissão e cidadania.  Esse é meu primeiro estágio e estou muito feliz de ter chegado até aqui”, conta a acadêmica Rita de Cássia Silva de Melo.

Para André da Silva Araujo, a expectativa é de que o aprendizado prático o molde como profissional. “Estou ansioso para essa nova etapa que se inicia. Irei colocar em prática também um pouco do que aprendi em sala de aula e nas práticas. Estou esperançoso de que vai dar tudo certo e que vai ser uma experiência única e de grande aprendizado”, contou.

A convivência com instituições das próprias cidades dos acadêmicos evoca uma sensibilidade e torna o estágio também um ato de cidadania. “É prazeroso ver a evolução dos jovens da minha cidade. Poder somar com eles é melhor ainda. Compartilhando conhecimentos, bem como a aplicação da teoria na prática”, conta a diretora do Centro de Educação Infantil Maria da Paz, de São Bento do Tocantins, Leizanir Ferreira Vieira.

E nada mais emblemático que a experiência de quem foi estagiária pela Unitins e hoje recebe os acadêmicos na instituição que dirige, como é o caso de Aurilene Pereira Sousa Castro, diretora da Creche Municipal Maria Cayres de Almeida, em Augustinópolis. “O estágio, para mim, foi a porta de entrada para o mercado no qual sou inserida. Foi e sempre será uma etapa muito importante na carreira acadêmica, pois é por meio dele que desenvolvemos o querer pela prática e que nos encoraja ao mercado de trabalho”, arremata.

A cooperação entre a Unitins e diversas instituições da região tem mudado a realidade de muitos estudantes do ensino público (Foto: Arquivo Pessoal)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS