Facebook
02/12/2021 - 14h00m

UNITINS

Acadêmicos de Pedagogia do Câmpus Araguatins desenvolvem jogos e brincadeiras para alfabetização de crianças

A I Oficina de Alfabetização e Letramento para Educação Infantil e Anos Iniciais ocorreu no último sábado, 27, pelo Google Meet.

Cada grupo de acadêmicos apresentou uma ficha técnica do recurso desenvolvido (Foto: Divulgação)

Os acadêmicos do 4º e 6º períodos de Pedagogia/Câmpus Araguatins, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), participaram da I Oficina de Alfabetização e Letramento para Educação Infantil e Anos Iniciais, no último sábado, 27, pelo Google Meet. A atividade remota integrou a carga horária prática das disciplinas Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil, do 4º período, e Alfabetização e Letramento, do 6º período.

Durante a programação, os discentes apresentaram oito recursos pedagógicos que foram desenvolvidos por eles sob a orientação da professora mestre Maria Ovídia Muniz Portilho, que ministra as disciplinas. O desenvolvimento dos jogos e atividades ocorreu em grupo, mas de forma remota. O grupo do acadêmico Rafael Silva Brito, do 4º período de Pedagogia, construiu um rolo silábico, voltado para a faixa etária de crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Esse momento foi muito importante para nós, acadêmicos em formação. A junção das turmas promoveu troca de conhecimentos e experiências para todos os participantes. A confecção do recurso pedagógico foi muito legal e divertida, e explicar na prática como ele funciona, te dá uma sensação de dever cumprido. As duas turmas estão de parabéns. Deram um show nas apresentações e nas fichas técnicas dos recursos pedagógicos. Eventos como esse são muito importantes, pois promovem aprendizados e capacitação por meio do desenvolvimento de habilidades que serão utilizadas no exercício da profissão”, pontuou Rafael.

Programação ocorreu de modo remoto pelo Google Meet (Foto: Divulgação)

Para a professora mestre Maria Ovídia Muniz Portilho, a realização da oficina também é um passo em direção a um acervo próprio de recursos pedagógicos. “Eu avalio como uma atividade significativa, como o começo da construção de uma futura oficina pedagógica para o Câmpus Araguatins. Nós já demos o primeiro passo no sentido de estar preparando os nossos alunos para que eles tenham consciência de que é fundamental relacionar teoria e prática, de que elas caminham juntas. Dessa forma, nós contribuímos para a prática deles em sala de aula, nos estágios, nas escolas onde já trabalham, que são espaços onde eles poderão utilizar esses recursos”.

As atividades e os jogos que os acadêmicos selecionaram foram recursos voltados para as hipóteses de escrita e faixas etárias a partir dos fundamentados da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltados para os campos de experiência. “Os alunos tiveram a oportunidade e a liberdade de selecionar, a partir desses estudos, algumas atividades”, complementa a professora Maria Ovídia.

Os recursos desenvolvidos foram apresentados por um acadêmico de cada grupo (Foto: Divulgação)

 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS