UNITINS
A retomada também foi marcada pela recepção organizada pelo Nape do Câmpus da Unitins de Augustinópolis, que preparou diversos cartazes motivacionais e de boas vindas.
Após os quase dois anos de afastamento por causa da pandemia da Covid-19, os acadêmicos e os professores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Câmpus Augustinópolis se reencontraram nesta segunda-feira, 14, data de retorno das aulas presenciais na instituição. A comunidade acadêmica comemorou a retomada e celebrou a possibilidade de docentes e alunos estarem juntos em sala de aula.
“É maravilhoso esse contato presencial com os alunos. É muito importante nós estarmos de volta com todos, principalmente nas salas de aula, porque com certeza o contato é bem melhor, o olho no olho, o contato visual, para que a gente consiga desenvolver mais ainda nossas atividades pedagógicas juntamente com os alunos”, pontuou a professora de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Sheila Cristina.
O professor Valdenês Pacheco, do colegiado de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, também destacou a grandiosidade do momento. “Estamos muito motivados. Claro que ainda temos um sentimento de insegurança, porque querendo ou não a gente perdeu um pouco do contato físico com o acadêmicos, mas essa retomada das aulas presenciais é muito importante. Eu me sinto muito feliz e realizado em pertencer a esta casa, à família Unitins e estar novamente ministrando aulas presenciais”, declarou.
Para a professora Márcia da Cruz Girardi, do curso de Direito/Câmpus Augustinópolis, o ensino remoto foi necessário por um período, mas agora é preciso virar a chave. “É muito importante um retorno com total prudência. Esse contato com os alunos, essa troca, é muito importante. Tivemos que ter aulas remotas porque o momento exigia, mas agora é hora de voltar com toda a segurança. Eu acredito que eles [acadêmicos] estão muito empolgados e nós, professores, também estamos”, ressaltou.
As opiniões dos docentes são corroboradas pelos acadêmicos, que também contavam os minutos para voltar presencialmente à Unitins, como conta o estudante do 9º período de Direito, Bennet da Silva Ferreira: “Ficar esse tempo estudando em casa foi um desafio, pois tivemos que reaprender a estudar com os meios tecnológicos. A gente teve que se adaptar com isso e o retorno às aulas presenciais, para mim, é muito gratificante porque dá uma sensação de vitória, de que estamos vencendo essa pandemia e eu estava com muitas saudades dos meus amigos e foi muito bom revê-los”.
Comemoração também na turma do 7º período de Ciências Contábeis. “Foi um período meio turbulento, mas também foi muito produtivo. E agora a gente está muito feliz com esse retorno às aulas presenciais. É muito gratificante estar aqui novamente”, assinalou a acadêmica Simone Alves da Conceição.
Enquanto parte dos estudantes comemoravam o retorno às aulas e o reencontro com os colegas, os calouros celebravam o início da graduação. Ao contrário dos demais cursos da Unitins, que tiveram o início das aulas adiadas para o dia 14 de fevereiro, o calendário do curso de Medicina previa o início do semestre letivo para esta data. Pela manhã, a II Turma de Medicina da Unitins foi recepcionada pelo coordenador do curso, Victor Giovannino.
“Em setembro, quando a gente iniciou as aulas presenciais com o curso de Medicina, [no primeiro dia de aula] tinham 13 pessoas na sala de aula e, hoje, estamos com 33 alunos de 40 presentes neste primeiro dia de aulas, sendo em uma cidade que é um pouco distante das demais localidades, então está sendo desafiador, mas muito feliz. Todos os nossos servidores estão muito felizes de poder estar com esses novos alunos e seguir em frente para que daqui a seis anos a gente possa formar mais 40 médicos”, pontuou o coordenador de Medicina/Câmpus Augustinópolis.
Para o calouro Carlos Daniel, que estudou três anos até sua aprovação, a emoção de começar o curso de graduação é dividida pela sensação de segurança em relação ao protocolo de prevenção à Covid-19 adotado pela Unitins. “Estou achando muito bom, porque tem cartazes espalhados para todos os lados com indicações do que precisamos fazer, como manter o distanciamento, usar máscara, passar álcool em gel, então, no geral, está sendo muito seguro e eu acho que vai dar tudo certo”, disse.
A também caloura Gizelly Martins conta que gostou muito do câmpus e dos colegas de turma. “Achei todo mundo gente boa, o câmpus é lindo e maravilhoso. Tô achando tudo lindo e maravilhoso”, disse alegre.
Nos cursos da área da saúde ofertados pelo Câmpus Augustinópolis também teve comemoração em Enfermagem. A Laís Cristina Teixeira Fonseca cursa o 3º período e ainda não tinha tido aulas presenciais desde que começou a graduação. “É uma sensação extremamente gratificante poder estar aqui, pois eu acredito que era o sonho de muitos alunos poder ingressar na universidade e logo no começo do curso veio a pandemia, então esse contato com as pessoas, o calor humano é bem importante. Também acredito que vai ser bem mais proveitoso do que estava sendo”, conta ela com bastante espectativa.
Protocolo
Além de exigir a comprovação da vacinação contra a Covid-19 para matrículas e rematrículas, a Unitins também exigiu a vacinação de todos os servidores das unidades e continua adotando as medidas estipuladas no protocolo de prevenção ao coronavírus, tendo cada câmpus uma Comissão de Covid para avaliar cada cenário com a atenção que merece.
A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, reforça que todas as orientações estão sendo seguidas com o objetivo de evitar a contaminação pelo vírus entre os membros da comunidade acadêmica. “Estamos retornando hoje cumprindo todos os protocolos de saúde, trazendo todas as orientações do protocolo institucional e a nossa expectativa é que tudo ocorra com tranquilidade e que a gente consiga dar continuidade nas aulas em formato presencial”.
Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, é preciso um esforço coletivo para alcançar bons resultados. “Depois de dois anos de pandemia é muito bom olhar para os rostinhos dos nossos alunos e ver eles de volta. A universidade se preparou, está bem organizada para receber os alunos, seguindo todos os protocolos, e agora é preciso fazer a conscientização desses alunos porque é um processo feito em conjunto, mas eu tenho certeza que com a equipe que a gente tem, com os alunos dedicados que a gente tem, vai tudo dar certo”.
O retorno também foi celebrado pela coordenadora de Direito/Câmpus Augustinópolis, Sarah Coelho Lima. “O sentimento hoje é de alegria ao mesmo tempo em que sabemos que é de muita responsabilidade, pois estamos recebendo cerca de 500 alunos, mas eu acredito que a Unitins está capacitada para receber com segurança esses acadêmicos”, pontuou.
“Esse momento foi muito aguardado por todos nós e com muita cautela, seguindo os protocolos de segurança, retornamos às aulas presenciais para que todos os acadêmicos possam usufruir da estrutura física do nosso câmpus”, salientou a coordenadora de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Hanari Tavares.
O retorno dos alunos para a universidade também foi marcado pela recepção organizada pelo Nape (Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional) do Câmpus Augustinópolis, que preparou diversos cartazes motivacionais e de boas-vindas para os acadêmicos.
A assistente social e coordenadora do Nape/Câmpus Augustinópolis, Joceane Parente, também comemorou o reencontro com os discentes. “A gente preparou esse momento com muito carinho. Já estávamos há um bom tempo com a expectativa de voltar às aulas presenciais. Estamos muito felizes de ver a carinha dos nossos acadêmicos, principalmente os veteranos, os novatos que não conhecíamos e essa turma que está chegando e teve o privilégio de entrar no formato presencial e para nós é uma satisfação muito grande recebê-los em nossa casa, a Unitins”.