EVENTO
O evento acontece virtualmente nos dias 11 e 12 de maio e é promovido pelo curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis.
O curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promoveu o “IV Simpósio de Enfermagem – Um Novo Olhar Pós Pandêmico” em alusão à Semana da Enfermagem e ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado dia 12 de maio. O IV Simpósio de Enfermagem acontece virtualmente nos dias 11 e 12 de maio via Google Meet e canal oficial da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários no YouTube (acesse aqui).
O evento tem o objetivo de discutir o papel da Enfermagem no enfrentamento dos diversos desafios durante a pandemia da Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando um debate para maior compreensão desta problemática para acadêmicos do curso de Enfermagem da Unitins, enfermeiros e profissionais da área da saúde da região do Bico do Papagaio.
O primeiro dia de programação, dia 11 de maio, contou com abertura oficial do Simpósio com a participação do diretor de Ensino da Unitins, Antônio César Mello, da diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, da coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Hanari Tavares, e das acadêmicas Rafaela Teixeira e Willame Freiras, que fizeram a condução do evento.
Após a abertura, teve início a palestra com o tema “PL 2564/2020: A luta pela valorização da Enfermagem”, ministrada pelo enfermeiro Cassiano Milhomem. O palestrante destacou a importância da aprovação do piso salarial da categoria, uma luta de mais de 30 anos, e que a provação do piso salarial influencia na valorização e na jornada de trabalho dos profissionais da Enfermagem. A palestra está disponível na íntegra no YouTube (aqui).
A programação continuou nesta quarta-feira, 12, via Google Meet com a oficina “ECMO e intubação: novas tecnologias utilizadas na UTI da Covid-19”, ministrada pelo enfermeiro e professor da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic), Dennis Gonçalves Novais. Na oficina os participantes puderam aprender mais sobre essas técnicas utilizadas em diversas situações, mas principalmente nas internações de pacientes vítimas do Coronavírus.
A coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Hanari Tavares, explica que “no primeiro dia de evento refletimos sobre a importância da valorização dessa inestimada profissão, que sempre teve um papel primordial no processo do cuidar. No segundo dia abordamos sobre tecnologia que estão sendo utilizadas como o ECMO e finalizaremos com uma roda de conversa sobre o impacto e as consequências da Covid-19 nos profissionais da Enfermagem. Ficamos muito contentes em ver a participação e engajamento dos nossos acadêmicos durante o evento”.
A programação continuou com uma roda de conversa, via Google Meet, sobre “O impacto e as consequências da Covid-19 na saúde mental dos profissionais da Enfermagem”, com o psicólogo Antonio Monteiro da Silva e o enfermeiro Gismailly da Silva Soares, das 14h às 15h30.