TOCANTINS
Alimentos serão encaminhados a instituições do Tocantins. Ação foi liderada pela primeira-dama, Karynne Sotero, e teve adesão do público e dos expositores da Agrotins 2024.
A Agrotins 2024 foi sucesso não apenas de público e volume de negócios, mas também em promover a solidariedade. Uma das novidades da 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, a ação Agrotins alimenta quem precisa arrecadou mais de 130 toneladas de alimentos não perecíveis que serão encaminhados a instituições e casas de apoio tocantinenses que trabalham com populações vulneráveis. Liderada pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, a ação foi realizada pelo Governo do Tocantins e contou com a adesão expressiva do público e de expositores.
A ação foi iniciada no show de abertura da Agrotins 2024, realizado no dia 9 de maio, no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Palmas. O público que compareceu para prestigiar os shows de Dorgival Dantas e das duplas Humberto e Ronaldo; e Di Paullo & Paulino foi convidado a levar 1 kg de alimento não perecível. No total, 10 toneladas foram arrecadadas e, somadas às doações da campanha Tocantins pelo Rio Grande do Sul, foram encaminhadas ao estado gaúcho que sofre os impactos das recentes enchentes.
A primeira-dama Karynne Sotero ressalta que paralelamente à ajuda ao Rio Grande do Sul, a ideia era apoiar também as pessoas do Tocantins que necessitam de apoio constante. “Nós havíamos idealizado essa ação antes mesmo dessa tragédia no Rio Grande do Sul acontecer. Por isso, decidimos encaminhar as doações do show pra lá, além de todo o material arrecadado nos mais de 400 pontos de coleta disponibilizados pelo Governo do Tocantins em escolas estaduais, secretarias e batalhões da Polícia Militar”, relata, acrescentando ainda que “não podemos esquecer que aqui no nosso Tocantins temos diversas instituições que cuidam de grupos vulneráveis como idosos, crianças, dependentes químicos, mulheres vítimas de violência, entre outros, que também precisam de muita ajuda, por isso os alimentos arrecadados durante a feira serão distribuídos aqui no estado”.
As doações arrecadadas serão destinadas para instituições, associações e casas de apoio de diversos municípios e as entregas começarão na próxima semana. Uma das beneficiadas, a Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus, de Araguaína, abriga atualmente 39 idosos e necessita de doações frequentes para se manter em funcionamento. Outra instituição que receberá parte das doações é a Casa Resgatando Vidas Maanaim, localizada em Gurupi, que atende pessoas em tratamento contra o alcoolismo.
A realização da ação na Agrotins 2024 contou com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Quartetto Supermercados.
Agrotins 2024
A maior feira de tecnologia agropecuária da Região Norte do país bateu um novo recorde ao atingir R$ 4,24 bilhões em movimentação financeira, representando um aumento de 44% comparado à edição de 2023. O evento que, este ano, teve como tema Bioeconomia, também bateu recorde de público e expositores. Em cinco dias, a feira recebeu 232 mil visitantes que conferiram as novidades e as tecnologias ofertadas por 1.096 expositores.