Facebook
27/02/2023 - 20h30m

INFECÇÕES

Ação da Unitins voltada para prevenção de ISTs alcança adolescentes de Augustinópolis

Por Bico 24 Horas

Jovens e adolescentes atendidos pela UFS Boa Vista receberam orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Acadêmicos de Enfermagem juntamente com a participante Tatiane de Sousa (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Um grupo de jovens e adolescentes assistidos pela Unidade de Saúde da Família do Bairro Boa Vista, em Augustinópolis, participou de uma Roda de Conversa com acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins, Câmpus Augustinópolis, sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na oportunidade, eles receberam orientações e alertas acerca dos riscos do sexo desprotegido.

A assistida Tatiane de Sousa Carneiro, de 27 anos, aprovou a iniciativa. “Achei muito importante e muito bom. Esse tipo de ação é fundamental para reforçar os conhecimentos que já temos e, sobretudo, alertar os adolescentes sobre os riscos que eles correm”, opinou.

Além de Tatiane, mais de 20 pessoas entre adolescentes, jovens e adultos participaram da ação. Depois de ouvir as explicações feitas pelos acadêmicos, eles puderam tirar dúvidas, pegar kits com camisinhas e realizar testes rápidos para detecção de Sífilis, Hepatites B e C, e HIV.

Ações como essa são muito importantes tanto para a comunidade, quanto para nós, acadêmicos, que estamos no período de formação. É muito importante estabelecer essa relação com o público desde agora e transmitir os conhecimentos que adquirimos dentro de sala de aula”, explicou a acadêmica do 9º período de Enfermagem Watina Rodrigues.

A roda de conversa foi uma realização conjunta da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio dos acadêmicos que cursam a disciplina de Estágio Supervisionado, ministrada pela professora Cristiana Soares, e da Secretaria Municipal de Saúde de Augustinópolis.

Essa é a primeira vez que esse público de adolescentes vem para a unidade básica de saúde para uma roda de conversa. Eles estão em uma fase de descoberta, de transição, de curiosidade e para ajudar com essa prevenção nós trouxemos essa abordagem das ISTs”, assinalou a professora Cristiana Soares.

Acadêmicos de Enfermagem juntamente com a professora Cristiana Soares (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS