MARÇO LILÁS
Programação foi realizada na Vila Cidinha em alusão à campanha nacional Março Lilás e durou um dia inteiro.
Cerca de 50 exames preventivos foram realizados em mulheres da comunidade Vila Cidinha, em Araguatins, durante ação de extensão do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, na última quinta-feira, 23. A programação é parte da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva, ministrada pela professora Catilena Silva Pereira.
O evento é em alusão à campanha nacional Março Lilás de alerta para a prevenção do câncer do colo do útero. Além da coleta do exame preventivo, as mulheres que estiveram presentes na ação participaram de um café da manhã, palestras sobre o câncer do colo do útero e de mama, infecções sexualmente transmissíveis e planejamento familiar, e uma oficina de cuidados com consultoras de produtos de beleza.
“O câncer do colo do útero é a terceira causa de morbimortalidade em mulheres de 25 a 64 anos de idade, segundo o Ministério da Saúde [2022]. Apesar dos avanços das políticas públicas voltadas para esse público, é necessário uma abordagem holística e compreensão individual dos aspectos social, econômico e cultural para que a realização do exame não seja apenas um espaço para abordagem de doenças ou agravos, mas seja oportunizada as ações de promoção, proteção, recuperação e autocuidado, retomando a autoestima e o empoderamento feminino”, assinalou a professora Catilena Silva Pereira, coordenadora da ação.
Para a acadêmica de Enfermagem Glaucy Nunes, que participou da ação, a experiência foi importante. "Tivemos a oportunidade de ter esse primeiro contato com a comunidade, com os pacientes, e ter a cooperação da comunidade aceitando e concordando que nós, acadêmicos, fizéssemos as coletas do PCCU foi mais importante ainda, porque sem a colaboração da comunidade não seria possível a realização do evento", opinou.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Hanari Tavares, parabenizou a iniciativa. "A professora Catilena Pereira é referência na área da saúde da mulher e realiza com muito amor e brilho nos olhos, juntamente com nossos acadêmicos, atendimentos que fortaleçam nosso Sistema Único de Saúde e o bem-estar da nossa comunidade”, comemorou.