Após 16 horas de bloqueio, manifestantes liberaram o tráfego de veÃculos no trecho da PA-415 que representa o principal acesso ao municÃpio de Altamira, no sudoeste do Pará. A decisão foi tomada após uma reunião realizada no municÃpio entre o Movimento de Pessoas Atingidas por Barragens (MAB), a Norte Energia e representantes do Governo Federal.
A Norte Energia e os manifestantes firmaram o compromisso de repassar aos integrantes do MAB na próxima quarta-feira (19) um relatório de quantas famÃlias que moram em áreas de risco de alagamentos poderão ser remanejadas para o bairro Jatobá.
Na manhã desta quinta-feira (13) o trecho foi bloqueado por integrantes do MAB e por pessoas atingidas pelas cheias do rio Xingu, em um protesto por agilidade na construção das moradias do bairro Jatobá. As casas seriam destinadas à s famÃlias das áreas que correm risco de alagamento com as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. A construção das casas faz parte de uma série de condicionantes exigidas para a construção da usina.
A interdição na rodovia impediu o acesso à Transamazônica, que dá acesso aos canteiros de obras de Belo Monte, prejudicando as obras da hidrelétrica nesta quinta. De acordo com o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), 44% dos trabalhadores que moram em Altamira não conseguiram chegar ao canteiro de obras.