ENERGISA
Somente as equipes da Energisa podem fazer intervenções no sistema elétrico. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar chaves seccionadoras na rede de energia são serviços que só os eletricistas da distribuidora podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança. Além de ser crime, intervir na rede coloca em risco a pessoa que está fazendo a atividade e também os colaboradores da distribuidora de energia.
Outra atitude de risco relacionada à rede de energia, e que pode colocar em risco a vida das pessoas, é a instalação de antenas. Muitas vezes, por acreditar que não aconteceria nada, já que é só subir e instalar, os cuidados básicos de segurança são deixados de lado e neste caso, o risco torna-se ainda maior. Em situações assim, a exemplo da limpeza da calha, a poda de uma árvore, é necessário que a pessoa fique atenta à distância da rede de energia. Quanto mais longe, mais seguro.
Delmindo Antônio Mendes, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa, explica que a distância segura é a maior possível, afinal, a rede está energizada e caso ela venha a ser encostada resultará em choque que pode provocar queimaduras e até o óbito. “Na hora de instalar uma antena é necessário calcular a distância da rede, prevendo ventos fortes e queda do aparelho. Assim, o risco de encostar nas linhas de distribuição de energia será reduzido. O profissional que for realizar o trabalho precisa estar protegido com os equipamentos de segurança”, explicou.
Alerta
Mauro Cesar dos Santos Cruz, eletricista autônomo em Palmas, destaca que a rede de energia não é uma especialidade de todos os profissionais da área. “Sempre orientamos os clientes que para acessar a rede da concessionária é preciso ter treinamento específico e equipamentos de segurança que só a Energisa tem. Além disso, sabemos do risco que uma intervenção como essa representa, por isso, todo cuidado é pouco”.
As intervenções na rede bem como, uma antena que encoste, provoca além de acidentes, a falta de energia. Só em 2018, a Energisa registrou 323 ocorrências de falta de energia causadas por terceiros durante intervenções não autorizadas.
Delmindo destaca que o acesso de pessoas não autorizadas à rede de energia coloca em risco toda a comunidade. “Por conhecer o perigo desta atividade, ficamos preocupados de ver uma pessoa sem equipamentos de segurança e aparentemente sem conhecimento, mexendo na rede de energia. Tocar na rede energizada pode levar a óbito”.
Além de proibido, por se tratar de um crime, essas atividades são perigosas e podem causar acidentes fatais. “A segurança é um valor da Energisa e de forma contínua e rotineira, as equipes são treinadas, capacitadas, para prestarem serviços qualidade e principalmente, sem colocar em risco vidas”, reforça Delmindo.
Saiba o que não pode ser feito na rede de energia ou próximo a elas:
Quer instalar uma antena, como fazer com segurança?
Manutenção na rede
Toda e qualquer necessidade de manutenção nas redes elétricas de distribuição devem ser realizadas pela Energisa. Para solicitar o atendimento é necessário entrar em contato pelo 0800 721 3330. Também é possível registrar o chamado pelo aplicativo Energisa On.
Caso se depare com as situações abaixo descritas, chame a Energisa:
• Cabo rompido ou baixo ou próximo a marquises, varandas, faixadas, placas de lojas e painéis publicitários;
• Poste quebrado ou com estruturas visivelmente danificadas/quebradas;
• Árvores em contato ou muito próximas à rede;
• Construções/edificações sob a rede elétrica;
• Montagem de andaimes ou outras estruturas metálicas próximas à rede elétrica;
• Atividades de aterro ou escavação próximas aos postes;
• Cercas ou alambrados sem aterramento e/ou seccionamento.