UNITINS
Atividades abordaram a saúde da mulher e do homem em rodas de conversa.
Ações de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata marcaram as campanhas realizadas nos câmpus Araguatins e Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Na última segunda-feira, 31, atividades foram realizadas nas duas unidades do Bico do Papagaio. As ações ocorreram nos prédios da Unitins em Araguatins e Augustinópolis.
No Câmpus Araguatins, a ação da campanha Outubro Rosa organizada pelo Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) reuniu acadêmicas, professoras, técnicas administrativas e egressas da unidade. Na oportunidade, foi realizada uma roda de conversa em parceria com a Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (Laesm), do Câmpus Augustinópolis, onde as participantes puderam tirar suas dúvidas e ouvir orientações acerca dos cuidados relacionados à prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
A atividade também contou com oficina de tranças e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Para a egressa Jaqueline Dino, que fez as tranças nas mulheres presentes, o momento foi de muito aprendizado. “Poder participar desse evento foi gratificante e um momento de muito aprendizado. Eu já tenho familiares com câncer e esse foi um momento para a gente tirar dúvidas, dialogar. O que achei muito interessante foi que elas [palestrantes] ensinaram como você pode se avaliar, fazer o autoexame. É algo simples que todas nós podemos fazer”, disse a convidada.
A acadêmica do 6º período de Pedagogia Edivani Silva também classificou o momento como importante. “Mostrou como devemos nos cuidar, a maneira adequada de fazer o autoexame e que devemos procurar um médico periodicamente. A palestra contribuiu para abrir os olhos das mulheres que muitas vezes não têm a curiosidade de se tocar, de procurar auxílio médico”, comentou.
No Câmpus Augustinópolis, além de trazer uma mensagem de prevenção para as mulheres, a ação também abordou o Novembro Azul, campanha voltada para a prevenção do câncer de próstata. Acadêmicos de Enfermagem e Medicina das ligas acadêmicas de Saúde Coletiva (Lisc) e Saúde da Mulher (Laesm) fizeram uma roda de conversa para desmistificar informações e para auxiliar os participantes quanto aos cuidados preventivos relacionados às doenças.
O acadêmico do 3º período de Medicina Matheus Siqueira participou da roda de conversa. “Tive a oportunidade de debater um pouco sobre saúde da mulher e do homem ao lado das colegas acadêmicas da área da saúde. Esses dois temas estão sendo trabalhados na Atenção Primária à Saúde. Como eu pontuei, a misoginia estrutural impacta negativamente quando o assunto é saúde do homem, isso por causa da falácia do ‘sexo forte’, que é um enorme entrave para a participação e o debate da saúde do homem, sobretudo quando o assunto é câncer de próstata. A quase inexistente participação de homens nessa roda de conversa reforçou essa tese e gerou uma discussão de como transformar essa realidade. O sentimento de aprendizado e de esperança na transformação completaram o evento”, opinou o acadêmico.
Na unidade também houve realização de oficinas de tranças, além de oficina de maquiagem e sorteio de brindes.