HOSPITAL REGIONAL DE ARAGUAÍNA
Nos três primeiro meses de 2024, houve um crescimento de 18% nos atendimentos e 28% nas cirurgias, na Unidade, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O Governo do Tocantins tem trabalhado de forma efetiva na organização dos fluxos e serviços do Hospital Regional de Araguaína (HRA). Nos últimos seis meses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) contratou 108 novos profissionais de saúde para atuarem na unidade, que realizou, conforme dados do Escritório de Qualidade da unidade, 20.889 atendimentos, entre urgência e emergência, geral, internação e cirurgias, nos três primeiros meses de 2024. O número é 18% a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram feitos 17.681.
Dentre os novos profissionais contratados, 10 são médicos especialistas, que contribuem com a assistência qualificada à população, que tem notado a diferença. “Meu filho sofreu um grave acidente e ficou em coma, agora já está melhor e logo poderá realizar a cirurgia. Neste tempo todo que estou aqui, vejo o amor dos funcionários e o cuidado com meu filho. Sou muito grata, não posso fazer muito, mas sempre que posso compro bombom para as enfermeiras, como forma de retribuir este amor”, afirma a moradora de Colinas do Tocantins, Joana Darc da Silva.
Nos atendimentos dos três primeiros meses de 2024, o HRA realizou 1.660 cirurgias, sendo 381 eletivas e 1.279 de urgência e emergência. Número que cresceu 28% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram realizados 1.289 procedimentos, sendo 234 eletivos e 1.055 de urgência e emergência. “Esses números são frutos de um esforço de toda a equipe que trabalha diuturnamente para levar o melhor atendimento aos usuários do SUS. Este ano, tivemos o retorno dos serviços de endoscopia, atendimentos de otorrinolaringologia no Ambulatório e, agora, estamos ampliando uma sala infantil, para colocar mais algum dos aparelhos que recebemos”, frisa a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa.
A enfermeira Vanessa Farias trabalha há quatro anos no Núcleo Interno de Regulação NIR/HRA e destacou que fica muito orgulhosa em poder atuar em uma unidade que está sempre buscando levar o melhor serviço ao usuário. "Eu que trabalho no local que regula os pacientes, sinto uma satisfação muito grande em servir, agilizando as internações de pessoas que vêm dos municípios, por exemplo”, frisa.
Para a assistente social Ângela Maria Pereira de Oliveira, contribuir com a população na área da assistência é gratificante. “O meu contato com os pacientes é constante e me sinto grata em poder levar uma palavra amiga, motivando e estimulando as pessoas no valor da saúde e da vida”, afirma.
Estrutura
Em fevereiro de 2024, o HRA ganhou mais 18 novos leitos, para agilizar a realização de cirurgias eletivas e está em processo de conclusão do Hospital Dia, que consiste no espaço para atendimentos de casos leves; a ala do Serviço de Atenção Especializada as Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) e o espaço humanizado para as crianças que são atendidas na unidade (ambos em fase de aquisição de mobiliário). Além disso, a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que tem 10 leitos, está sendo ampliada e ganhará mais três leitos.
“Temos feito um contínuo alinhamento de trabalho com as equipes do Hospital Regional de Araguaína, dando o suporte com as áreas técnicas e administrativas da Secretaria, por entender que a assistência ágil e de qualidade passa por este fluxo. Com isso, além de várias ações pontuais, conseguimos organizar o fornecimento de próteses ortopédicas e, aos poucos, vamos proporcionando à população da região norte do Estado a saúde pública que ela precisa, da forma como nos é determinado pelo governador Wanderlei Barbosa”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Equipamentos
Nos últimos seis meses, a SES-TO entregou, ao HRA, um novo aparelho de broncoscopia; um aparelho de ultrassom de última geração para atendimentos na sala de ecocardiograma; 110 bombas de infusão para medicação; 38 camas hospitalares para as alas de internações e três camas para a Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que também recebeu uma mesa ginecológica e braçadeira para infusão. Também foram entregues 10 aparelhos de ar-condicionado para as alas de internação e 10 para a Casa de Apoio Glória Morais.