OPERAÇÃO
A operação foi avaliada como positiva pela Agência.
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) concluiu nesta quarta-feira, 19, mais uma etapa das ações de fiscalização no trânsito de vegetais que estão sendo realizadas desde o primeiro semestre deste ano. As abordagens de cerca de 150 veículos aconteceram em rodovias na região do Bico do Papagaio.
No dia, 17, a blitz da Adapec foi realizada no posto da Polícia Rodoviária Federal, em Palmeiras do Tocantins, onde motoristas que transportavam cargas de vegetais receberam notificações e uma carga de uva foi autuada pela falta da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).
Já no dia 18, os inspetores e fiscais da Adapec realizaram a blitz na Barreira Fixa Bela Vista na divisa do Tocantins com o Maranhão. Dos 53 veículos abordados, cinco tentavam entrar no Tocantins transportando produtos vegetais sem documentação necessária para o trânsito (PTV), todos retornaram à origem (Imperatriz-MA), e apenas um veículo que transportava produtos irregulares foi autuado.
Nesta quarta-feira, 19, na barreira fixa de Araguatins, na divisa com o estado do Pará, todos os veículos abordados que transportavam vegetais estavam portando a documentação correta de trânsito. “A avaliação que temos destes três dias de blitzs é que este trabalho é essencial para orientar os condutores sobre a legislação de trânsito de vegetais e coibir que produtos irregulares entrem no Tocantins,” destacou a gerência de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal, Lidiana Lira.
Na operação, os inspetores e fiscais de defesa agropecuária verificaram cargas de vegetais, documentações de produtos que possuem restrições quarentenárias como citrus e banana.