EM MATO GROSSO
Uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está participando de uma reunião e visita técnica, entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Mato Grosso, para discutir e conhecer a praga Amaranthus Palmeri, conhecida popularmente como caruru gigante, sendo encontrada em algumas áreas de produção de grãos. Além disso, visitarão as propriedades consideradas como focos da praga. O encontro conta com a participação da Superintendência Federal da Agricultura de Mato Grosso (SFA-MT), do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea) e da Embrapa milho e sorgo de Sete Lagoa-MG.
Os locais programados para a visita naquele estado são: Ipiranga do Norte, Tapurá, Sapezal e Campos de Júlio. “Iremos conhecer a praga no campo e tomar conhecimento do programa de erradicação, pois apesar de não termos incidência dela no Tocantins, precisamos estar atentos e preparados para a prevenção, com o objetivo de evitar sua introdução no nosso Estado”, disse o inspetor agropecuário da Adapec, Cleovan Barbosa Pinto.
Reunião técnica
Em setembro de 2017, a Adapec realizou uma reunião técnica sobre Amaranthus para cerca de 60 inspetores de defesa agropecuária da área vegetal. Na época, durante a palestra foi apresentado de forma minuciosa as principais características da praga, formas de contaminação, identificação da praga no campo, prevenção, danos às lavouras, entre outros.