EM PALMAS
Em continuidade às atividades em alusão ao chamado Setembro Amarelo, mês em que diversas instituições se unem para discutir e dar visibilidade às ações de prevenção ao suicídio, a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Bárbara realizou nesta sexta-feira, 28, a palestra Valorizando a Vida com adolescentes atendidos na unidade.Foram tratados temas como mutilação, suicídio e relacionamentos pessoais.
A estudante Stefany de Jesus Lopes de Carvalho, de 16 anos, participou da atividade desta sexta e já frequenta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Santa Bárbara. “Foi um encontro muito bom, aprendemos sobre valorização da nossa vida, cuidados, amizade, sofrimento. Eu vi que muitas amigas que estavam aqui se emocionaram, viram que a nossa vida é muito importante. Não podemos desistir de viver. Temos muitos amigos e motivos para continuar lutando”.
A psicóloga do Cras, Brena Alves Gomes, juntamente com a assistente social Marcela Novais conversaram com as adolescentes e se emocionaram com os relatos ouvidos durante o encontro. “Foi uma conversa franca. Ouvimos muitos desabafos e percebemos que vale a pena se colocar à disposição para ouvir. Esta atividade marcou a vida destas garotas e temos certeza que trará bons frutos para a vida de cada uma delas”, disse Brena Alves.
Durante a conversa, a psicóloga também fez brincadeiras e uma dinâmica com balões. “Cada balão representa uma vida e os cuidados entre os indivíduos que vivem em sociedade, tentamos trazer a discussão sobre os relacionamentos, conflitos familiares, algumas doenças como a depressão. Sempre com muito diálogo”, concluiu a servidora.