O advogado araguatinense Darlan de Aguiar, recebeu da Câmara Municipal de Itaporã, nesta segunda-feira, 26, tÃtulo de cidadão de Itaporã.
A honraria se fez em função dos relevantes serviços prestados pelo advogado desde 2002 ao municÃpio de Itaporã.
“Se existem palavras que define alguém, a probidade, ética e a moral são sinônimos deste profissional ora homenageado. Dr. Darlan Gomes de Aguiar milita nesta cidade como Advogado desde o ano de 2002, quando então era sócio do então Advogado Océlio Nobre da Silva (hoje Juiz), sempre prestando relevantes serviços no atendimento da população. Mesmo sendo Advogado particular, jamais deixou de atender ao carente, sem cobrar honorários, suprindo uma deficiência quando não existia na Comarca a Defensoria Pública. Várias pessoas foram beneficiadas com seu trabalho e lhe são gratas nesta comuna e também na regiãoâ€. Palavras da Vereadora Maria de Lurdes carvalho – autora do projeto.
Sobre Darlan de Aguiar
Nascido em Araguatins/TO no dia 15/03/1971, filho de Julia Gomes de Aguiar e Francisco Vitorino Brito. Concluiu o ensino fundamental em 1986 em Araguatins/TO. Sempre trabalhou por conta própria, e mesmo quando menor, ajudava a famÃlia vendendo frutas in natura nas ruas. Na madrugada, sempre à s 5:00 da matina, era vendedor de pães.
Em 1987, ingressa no curso técnico em Contabilidade na Escola Estadual Leônidas Gonçalves Duarte também em Araguatins/TO. No ano seguinte, abandona o curso de técnicas contábeis e ingressa (aprovado em exame admissional) na Escola Agrotécnica Federal de Araguatins, recém inaugurada. Ali fez o curso técnico em Agropecuária, o qual findou em 1989.
Como em Araguatins não tinha faculdade e não tinha condições de arcar com pagamento de faculdade particular, foi estudar e trabalhar em Ribeirão Preto/SP. Lá fez cursinho, o qual pagava com o fruto do seu trabalho. Era encarregado de uma empresa que prestava serviços de limpeza, recapeamento de asfalto etc.
Em 1993, ingressa no curso de Direito na Unitins na cidade de Colinas do
Tocantins, tendo feito parte da primeira turma daquela instituição de ensino superior da mencionada cidade. Ali, para se sustentar dava aulas no ensino médio, sendo professor de matemática e fÃsica nos colégios João XXIII e Albert Einstein. Também foi servidor do Poder Judiciário Tocantinense entre 1995 à fevereiro de 1999.
Se formou em 1998, tendo sido aprovado no mesmo ano no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Ingressou nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB em 16/03/1999, quando abriu banca em sociedade com o então advogado Océlio Nobre da Silva (hoje Juiz), banca que tem hoje renome regional, contando atualmente com 5 (cinco) profissionais, dentre estes, o Itaporãense Aldeon Sousa Gomes.
É especialista em Direito Público e em Direito Tributário. Também é mestre em Meio ambiente pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Atualmente, além de advogar, é professor em faculdades desse Estado (FIESC, ITPAC e FAG). Também é palestrante e articulista em revistas e jornais.
Nosso homenageado advoga, por amor à profissão e crença na Justiça, e hoje, merecidamente, recebe esta singela e honrosa homenagem desta Câmara Municipal. Em razão disso, é merecida a comenda ofertada ao Advogado Darlan Gomes de Aguiar, pedindo aos demais vereadores que aprovem este projeto, nos termos
regimentais.