A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, produtores e parceiros do Comitê Gestor de Agroenergia estão se organizando para oferecer uma programação especÃfica, visando reforçar as cadeias produtivas ligadas ao setor agroenergético na Agrotins 2013. A Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins acontece de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
Segundo a Diretoria de Agroenergia da Seagro, as ações para o desenvolvimento das cadeias produtivas em 2013 serão fortalecidas, ainda mais, em diversos segmentos agroenergéticos. “Na Agrotins serão disseminadas tecnologias de aproveitamento de resÃduos pecuários, tendo inclusive a montagem de um biodigestor em exposição para os produtoresâ€, informou o diretor de Agroenergia da Seagro, Luiz Eduardo Leal.
Leal diz ainda que a intenção é mostrar aos produtores a importância destas tecnologias para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado. “A meta acordada com os projetos em parceria com o governo federal é chegar ao final de 2020, com aproveitamento de 50 mil toneladas de resÃduos sólidos. Na produção de biocombustÃvel, em especÃfico a cana-de-açúcar, a expectativa é alcançar 36 mil hectares, o que representa um aumento de 44%â€, reforçou o diretor.
Comitê
Os Comitês são voltados para desenvolver ações do segmento agroenergético. Os parceiros preparam um conjunto de ações para desenvolver as culturas relacionadas à agroenergia. Segundo Leal, as atenções estão voltadas para os projetos sustentáveis na produção do biocombustÃvel, florestas plantadas e aproveitamento de resÃduos para geração de energia. Na Agrotins na ocasião serão realizadas palestras, encontros e apresentação de vitrines relacionadas ao setor agroenergético.
Fazem parte do Comitê Gestor a Seagro, o MAPA – Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, Aretins – Associação dos Reflorestadores do Tocantins, empresários, produtores e instituições representativa do setor.