EM TOCANTINÓPOLIS
Â
Avicultores do Bico do Papagaio realizará nesta segunda-feira, 16, às 8 horas, assembleia geral na sede Associação dos Avicultores do Estado do Tocantins (Avinto), em Tocantinópolis, para decidir sobre paralisação geral dos serviços da categoria, como resultado de 100 dias de atraso no pagamento dos seus salários pela empresa Integradora Bonasa Alimentos S/A, da cidade de Aguiarnópolis.
A demora e o não cumprimento dos compromissos com os avicultores, conforme a Avinto, já chega a 100 dias. Eles vão discutir a paralisação da integração (alojamento das aves). Devem participar os mais de 85 criadores de aves do Tocantins e do Maranhão. A dÃvida chegaria a R$ 7 milhões (há parcelamentos desde setembro).
A avicultura no norte do Tocantins tem capacidade para produzir 5 milhões de aves por ciclo, gerando consumo de 26 mil toneladas de grãos por mês. A Bonasa, conforme seu material de divulgação para imprensa, se classifica como referência em excelência de alimentos no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Tocantins e parte da região norte e nordeste. São, conforme a empresa, 160 itens distribuÃdos em 25 mil pontos de venda. Em 2014, a marca passou a exportar seus produtos para os paÃses da Ãsia, Ãfrica, Oriente Médio, América Central e Caribe, com departamento próprio para esse segmento comercial. Em todo o paÃs a Bonasa afirma ser geradora de 5 mil empregos diretos e 25 mil indiretos.