Facebook
05/12/2016 - 19h51m

EDUCAÇÃO

AGUIARNÓPOLIS: Missão do Banco Mundial monitora ações na área da educação

Redação

Um grupo de consultores e especialistas do Banco Mundial está em Missão no Tocantins para acompanhar o andamento das obras do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS) no Estado. Na agenda, que se encerra no dia 12 de dezembro, estão incluídas reuniões e oficinas com a equipe da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), coexecutora de ações do PDRIS por meio do Programa Estrada do Conhecimento (PEC).

O economista sênior do Banco Mundial, Leandro Costa ressaltou os objetivos da Missão no que tange à área educacional. "Esse monitoramento é feito periodicamente. Uma espécie de supervisão do projeto e acompanhamento das ações do PEC. Estamos analisando diversos aspectos, as ações da Educação, como o andamento das obras e projetos, e verificando os processos licitatórios relacionados”, frisou.

Segundo Leandro Costa, também são objetos de análise da Missão, os projetos relacionados ao planejamento estratégico da educação infantil; o estudo longitudinal aplicado para os alunos do ensino médio relacionado às causas da evasão e sobre o ingresso no mercado de trabalho, dentre outros.

O PEC tem o objetivo de promover uma educação efetiva, de modo a viabilizar o acesso à qualidade de vida e à inclusão social às crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, que estão às margens da rodovia BR-153.

Obras de reforma e ampliação

Uma escola estadual localizada nos município de Aguiarnópolis está sendo reformada e ampliada por meio do Banco Mundial, que destinou recursos para a obra na unidades escolar. Outras ações visando o desenvolvimento da educação básica no Tocantins serão implementadas em 2017, como a oferta de formação para os diretores de escolas com foco na gestão de resultados.

Oficina sobre gênero

Na sexta-feira, 02,  técnicos da Seduc participaram de uma oficina com a especialista sobre gênero do Banco Mundial, Karla Dominguez González, que acompanha a Seduc dando suporte à execução do plano de ação do PEC. O tema, que será trabalhado nas escolas beneficiadas pelo PEC, visa combater as práticas preconceituosas e discriminatórias relacionadas à diversidade de gênero.

De acordo com a técnica da Seduc e coordenadora da Unidade Técnica Executiva do PEC, Shirleide Ramos, a oficina faz parte do plano de ação surgido a partir de um estudo realizado nas escolas tocantinenses impactadas pelo PEC, a pedido do Banco Mundial. “A oficina é uma das etapas do plano de ação, que prevê ainda a realização de capacitação para os professores, sobre o tema que posteriormente será disseminado nas escolas", detalhou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS