Facebook
30/03/2023 - 18h05m

EM COMUNIDADE QUILOMBOLA

AGUIARNÓPOLIS: Chef de Cozinha Ruth Almeida ministra oficina para resgate da cultura alimentar

Por Bico 24 Horas

Ancestralidade na gastronomia: Chef Ruth Almeida ministra oficina para resgate da cultura alimentar em comunidade quilombola de Goiás.

Chef Ruth Almeida ministra oficina para resgate da cultura alimentar em comunidade quilombola de Goiás (Foto: Divulgação)

A chef de cozinha, natural do município de de Aguiarnópolis, Ruth Almeida, da empresa Raízes Gastronômicas, está na comunidade quilombola Kalunga do Tinguizal, localizada na região de Monte Alegre de Goiás, para ministrar Oficina de Soberania Alimentar. As atividades foram iniciadas na última quinta-feira, 16, e seguiram até esta quarta-feira, 29.

O objetivo é de incentivar no povoado um resgate da cultura alimentar dos quilombolas. “Buscamos desenvolver, de forma conjunta, sistemas alimentares locais que garantam a segurança alimentar das comunidades, utilizando materiais tradicionais, consumidos historicamente pelos quilombolas. Mostramos a riqueza que eles têm no próprio quintal e, que por muitas vezes, desconhecem as propriedades e modos de fazer”, afirma Ruth Almeida.

Na ocasião, ela realizou uma pesquisa na comunidade sobre ancestralidade, histórias e realizou um trabalho de resgate de receitas tradicionais. “Os mais jovens às vezes não conhecem a própria história, não sabem o que os mais velhos faziam, as receitas de família. Então, a nossa primeira etapa foi visitar as famílias e conhecer melhor essa história, para então trabalharmos as oficinas com receitas que reforçam essa ancestralidade”, complementou.

Neste contexto, a chef de cozinha identificou e trabalhou na oficina receitas como Sopa de Piaba, Quibebe de Carne de Sol com Mandioca, Picadinho de Abóbora com Folha de Quiabo e Óleo de Macaúba. “É uma ação muito importante para a comunidade, pois permite que eles possam valorizar os alimentos produzidos no local e transformar estes alimentos em um negócio através do preparo e venda de pratos, com receitas típicas da comunidade”, afirmou.

A oficina teve como proposta trabalhar o saber tradicional com os princípios agroecológicos, na tentativa de fortalecer a segurança alimentar e nutricional das famílias, compartilhando alternativas que aproveitem as potencialidades e recursos regionais.

A realização do projeto é da Associação de Mulheres do Quilombo Kalunga de Monte Alegre de Goiás, via ponto de cultura Ser e Saber Kalunga, organizada pela presidente da Associação, Tuya Kalunga.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS