FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS
O evento é promovido pelo Ministério da Saúde e reúne gestores, técnicos e pesquisadores que atuam no combate à doença, no país.
Com o objetivo de debater e promover ações de combate à Malária, Aguiarnópolis, Araguatins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e mais 11 municípios do Tocantins participam do Curso de Formação de Lideranças - Repensando a Malária: O Caminho para a Eliminação. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde (MS), realizado em São Luís (MA), no período de 27 de novembro a 01 de dezembro e reúne gestores, técnicos e pesquisadores que atuam no combate à doença no país.
Os participantes foram selecionados via análise curricular feita pelo Ministério da Saúde.
"O curso oferece uma oportunidade valiosa para o Tocantins combater efetivamente a malária. Ao capacitar profissionais com habilidades multidisciplinares e atualizar sobre estratégias prioritárias, o curso fortalece a equipe local. A integração entre participantes, serviços de saúde e academia cria uma rede colaborativa, permitindo a disseminação eficaz de conhecimentos e práticas. Os participantes, munidos de subsídios técnicos-científicos, podem aplicar estratégias mais eficientes em suas regiões, contribuindo significativamente para a eliminação da malária no Tocantins”, disse o biólogo e técnico da área de vigilância da Malária e Tracoma/SES-TO, Marco Aurélio de Oliveira Martins.
O Tocantins está sendo representado por técnicos da SES-TO e dos municípios de Aguiarnópolis, Araguatins,, Dianópolis, Araguaína, São Félix do Tocantins, Barrolândia, Palmas, Brasilândia, Guaraí, Porto Nacional, Aragominas, Pau D'arco, e Araguacema.