O aluno do Campus Araguatins, Luis Fernando Arruda Marques, foi destaque entre os tocantinenses, na edição 2014 da OlimpÃada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ele conquistou uma medalha de prata na segunda fase da competição. A medalha foi entregue no dia 17 agosto de 2015, durante uma solenidade realizada na sede da Diretoria Regional de Ensino de Araguatins (DRE). Na ocasião, o aluno foi representado por sua mãe e pelo professor do Campus Araguatins, Claudio Galvão. Vale destacar que as medalhas são encaminhadas para as cidades dos premiados somente no ano seguinte a realização da competição.
Além da medalha de prata conquistada na competição, outros cinco alunos do campus receberam uma menção honrosa por participar da OBMEP. São eles: Bianca Marques, Laet Rodrigues Ronaldo Alves Sampaio, Jose Felipe Gomes de Sousa, Gardenia Ramos de Moura Santos, Vitor Emanoel Resplandes de Souza.
De acordo com o professor, Claudio Galvão, todas as escolas públicas são inscritas na competição. No Instituto Federal do Tocantins (IFTO) todos os alunos a participação na 1ª fase (concorrência interna) do nÃvel 3 (Ensino Médio), dos quais apenas 5% são classificados para a 2ª Fase(concorrência nacional), ficando os 50 primeiros com medalha de ouro e 250 com medalha de prata, 350 com medalha de bronze e a partir de então, classifica-se com "menção honrosa" os alunos que atingiram uma boa pontuação, mas não conquistaram medalhas.
OBMEP
A OlimpÃada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Atualmente, existem vários programas relacionados à OBMEP. Um deles é o Programa de Iniciação CientÃfica Jr. (PIC) destinado aos alunos medalhistas da OBMEP, o PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo paÃs, e também no fórum virtual.