Na manhã da terça-feira, 23, a PolÃcia Militar de Tocantinópolis recebeu a visita dos alunos de uma escola particular do municÃpio, contemplados pelo Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – PROERD.
Os alunos da Escola “Nossa Escolinha†visitaram as instalações do quartel, onde funciona a sede da 5ª Companhia Independente da PM. Acompanhados dos professores e pelos instrutores do Programa, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer na prática como funciona o Serviço Policial Militar – SPM. Visitaram as diversas seções e o Comando da Companhia, onde puderam esclarecer várias dúvidas de como é o dia-a-dia e a estrutura de atendimentos das ocorrências nas 11 cidades que compõe a 5ª CIPM.
Na oportunidade, os alunos fizeram várias perguntas aos Chefes e Auxiliares das seções, conheceram ainda alguns materiais que fazem parte do trabalho da PolÃcia Militar como as viaturas, o Rádio de Transmissão e os coletes balÃsticos.
Ainda na visita, os alunos conheceram a mascote do Programa, o Leãozinho DARE, que foi adquirido em parceria com as Prefeituras e comerciantes das cidades onde o programa é desenvolvido. O “Leão†foi escolhido como mascote do PROERD por ser um animal forte, com presença, que tem coragem e domina seu território, além de proteger sua prole dos inimigos e a droga é um inimigo da sociedade. O nome DARE vem do inglês Drug Abuse Resistence Education que quer dizer “resistindo ao abuso das drogas pela educaçãoâ€.
Neste ano O PROERD atenderá ao todo três municÃpios sendo eles Tocantinópolis, Aguiarnópolis e Palmeiras, por meio de três instrutores, que atenderão cerca de 2.330 alunos distribuÃdos em 38 escolas. O programa consiste em Policiais Militares fardados ministrarem aulas para alunos no ensino fundamental e infantil, direcionados aos mais diversos temas, como drogas, violência, valores cÃvicos, estrutura familiar, pressão de grupo entre outros relacionados à conscientização em resistir ao convite para consumo de drogas licitas ou ilÃcitas.