Facebook
05/12/2022 - 19h10m

PROJETO

Alunos de escola de Sítio Novo revitalizam ambiente escolar e criam espaço para atividades de aprendizagem e convivência ao ar livre

Redação

Ação faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola Raimundo Nonato Leite, de Sítio Novo.

Bosque do conhecimento foi criado pelos próprios estudantes, orientados pela equipe de professores da Escola Raimundo Nonato Leite

A Escola Raimundo Nonato Leite, de Sítio Novo, jurisdicionada à Diretoria Regional de Araguatins, conta com um novo espaço de aprendizagem e conhecimento, organizado pelos próprios estudantes. Trata-se de um projeto de revitalização de um espaço que não estava sendo utilizado pela unidade escolar que os alunos transformaram num bosque destinado para atividades de leitura, fruição das artes e recreação ao ar livre.

A ação é resultado das disciplinas eletivas do novo ensino médio, lançadas com o objetivo de  revitalizar o espaço da escola. Para tanto, foram trabalhadas temáticas de estudos sobre árvores frutíferas como referência para a construção do espaço de convivência ao ar livre.

Durante o ano letivo, os estudantes aprenderam sobre jardinagem, cultivo de mudas, medição de área e ações para o desenvolvimento sustentável, uma proposta transdisciplinar, que contou com a colaboração dos componentes de saberes e fazeres do campo, geografia, matemática, biologia e linguagens.

Segundo a diretora escolar, Auristela Barros dos Santos Teixeira, todas as etapas do projeto foram executadas pelos alunos, desde a medida, catalogação das árvores, cerca e construção das placas, bancos e balanços, dentre outros.

São 1.650 metros quadrados de conhecimento empírico orientado por pesquisa científica, trabalho colaborativo, aprendizagem e valorização do nosso espaço. Como somos uma escola de campo, nosso Projeto Político Pedagógico foi pensado para ressignificar e fortalecer a identidade das comunidades situadas no espaço rural. Assim, entre as eletivas ofertadas, por votação, os alunos escolheram aquelas que pudessem contribuir com suas vivências na comunidade”, explicou a diretora.

Um dos professores responsáveis pela ação, José Domingos Lobo, destacou a importância da participação de toda a comunidade escolar. “Tivemos o apoio de parceiros da comunidade  como pais de alunos e ex-alunos durante a limpeza do terreno, construção da cerca, confecção dos bancos com materiais recicláveis e doação de mudas para arborização do espaço. Com poucos recursos e força de vontade conseguimos executar um projeto nota 10”.

A estudante Letícia Vieira, da 2ª série do ensino médio, ressaltou a importância da ação. “Nós temos uma vasta área florestal e decidimos investir para construir um espaço agradável para aprofundar nossos conhecimentos e trazer mais oportunidade de aprendizado para todos os alunos”.

A atividade contou com a participação de instituições públicas como a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) durante o período de orientação técnica.

Espaço é destinado para atividades de leitura, fruição das artes e recreação ao ar livre (Foto: Divulgação/Seduc)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS