NO HOSPITAL REGIONAL DE AUGUSTINÓPOLIS
A atividade prática faz parte da matéria de extensão de Cirurgia Segura e permitiu que os estudantes observassem de perto a implementação de protocolos de segurança no hospital.
A turma do 7º período de Medicina/Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) teve a oportunidade de participar de uma visita técnica ao Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Augustinópolis, acompanhados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pelo setor de Segurança do Paciente. A atividade prática faz parte da matéria de extensão de Cirurgia Segura e permitiu que os estudantes observassem de perto a implementação de protocolos de segurança, como o checklist cirúrgico, e compreendessem a importância das medidas preventivas no ambiente cirúrgico.
“Essa visita permitiu que eles vivenciassem na prática os conceitos que estudamos em sala de aula, especialmente em relação à segurança cirúrgica", destacou o professor enfermeiro Igor Rodrigues. Ele explicou que os alunos puderam observar como os protocolos são essenciais para minimizar riscos e garantir a segurança do paciente. "Além disso, estão previstas palestras para os profissionais do hospital, reforçando o compromisso com a segurança", complementou.
A integração entre teoria e prática é uma ferramenta importante para a formação de futuros profissionais de saúde e a visita ao centro cirúrgico se mostrou uma oportunidade valiosa nesse sentido. “Nosso objetivo é que, com esse aprendizado, nossos futuros profissionais de saúde não apenas dominem as técnicas cirúrgicas, mas também estejam comprometidos com a segurança e a excelência no cuidado ao paciente", comentou o professor Igor Rodrigues.
Os alunos também ressaltaram a relevância da experiência. “Para a primeira turma de Medicina da Unitins, a implantação do protocolo de cirurgia segura transparece mais um marco da evolução da universidade e do Hospital de Augustinópolis. Para nós, é de suma importância o acompanhamento das boas práticas dentro da medicina, pois isso contribui diretamente para a nossa formação e, consequentemente, para o bem-estar dos pacientes que iremos atender no futuro", afirmou um dos alunos presentes. Eles também enfatizaram que o protocolo não só beneficia os pacientes, mas toda a equipe envolvida nos procedimentos cirúrgicos.
A visita reafirmou a importância da educação focada na segurança, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do ambiente hospitalar com responsabilidade e profissionalismo.