REPRESENTANTES DE CENTROS ACADÊMICOS
Alunos dos Câmpus de Augustinópolis, Palmas e Dianópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) se reuniram na Sede Administrativa da instituição nesta quinta-feira, 18, para discutirem a criação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Unitins, uma instância representativa dos acadêmicos. Os alunos que participam da discussão são os representantes dos Centros Acadêmicos (CA) de cada curso/câmpus e do Diretório Acadêmico (DA) do Câmpus Palmas.
No início da manhã os alunos foram recepcionados por membros da Gestão da Unitins e participaram de um café da manhã na Reitoria. Da equipe gestora estavam o reitor Augusto Rezende, a vice-reitora Darlene Castro, o pró-reitor de Graduação, Fred Newton; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Vicente; o pró-reitor de Administração e Finanças, Daniel Bardal; a coordenadora do Pibic, Lêda Benevides Silva, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; a diretora de Ensino, Elizabeth Toledo; a diretora de Extensão, Alessandra Ruita; e a coordenadora de Assuntos Estudantis e Esportes (Proex), Ana Márcia Gurski.
A Coordenação de Assuntos Estudantis e Esportes, setor vinculado à Proex, tem reforçado o elo entre os acadêmicos e a instituição, principalmente intermediando demandas junto à Reitoria. “Mantemos uma relação muito boa e agradável com os alunos. Eles trazem as demandas dos câmpus e, juntamente à Gestão, nós buscamos viabilizar aquilo que é solicitado, dentro das possibilidades da instituição”, pontua a coordenadora do setor, Ana Márcia Gurski.
A presidente do Diretório Acadêmico (DA) do Câmpus de Palmas, Carolina Aguiar, explicou que “hoje nós vamos fazer o Conselho de Entidade de Base, que é para iniciar a fundação do DCE. Vamos montar a Comissão Eleitoral, aprovar o Estatuto e a partir daí dar seguimento à construção do DCE. Esse encontro é muito importante pois nós, na Unitins, nunca tivemos o DCE, uma representação de todos os câmpus e que desse legitimidade às demanda que nós temos”.
Com a criação do DCE, a hierarquia da representação estudantil deve ser a seguinte:
- DCE
- DA de cada Câmpus
- CA de cada curso/Câmpus
Em sua fala de recepção aos alunos, o reitor Augusto Rezende pontuou o esforço da gestão para viabilizar o encontro, com pagamento de diárias aos acadêmicos dos câmpus de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis, de modo a fortalecer o elo estudantil e contribuir para a criação do DCE. Para ele, a representação estudantil é imprescindível para o desenvolvimento da universidade como um todo.
Após o café da manhã os alunos fizeram uma rápida visita para conhecer e saber onde ficam os setores da sede administrativa. Eles também visitaram o estúdio da emissora de rádio da Unitins, a 96 FM. Os acadêmicos seguirão reunidos durante todo o dia na sede administrativa, em Palmas.