Os alunos das cinco turmas do terceiro ano do Campus Araguatins tiveram uma experiência Ãmpar sobre as representações culturais do continente Africano, durante evento titulado “O que a Ãfrica tem.
O que temos da Ãfrica.†realizado no dia 26 de junho, no Espaço de Vivência da unidade de ensino. O evento foi culminância de uma ação interdisciplinar na área temática de Comunicação, Cultura e Educação, de autoria da professora de Geografia, Cristina Fonseca, com a colaboração das professoras Cássia Maria, Francinete Barroso, Kiara Viana e Maria Betânia.
Na ocasião, cada uma das turmas ficou responsável por um estande,no qual foram expostas comidas tÃpicas, pinturas e poesias. Além disso, apresentaram à banca de jurados, danças, músicas, poesias, teatro, pintura, culinária e desfiles relacionados ao continente Africano. As equipes foram avaliadas de acordo com os critérios definidos no regulamento da competição e classificadas em 1,2º,3º,4º e 5º lugar.
No decorrer de cada apresentação, foi possÃvel perceber a admiração dos jurados e da plateia com a qualidade dos trabalhos apresentados.
Para o estudante, Gustavo Fonseca, o evento despertou nele e em seus colegas a vontade por aprender mais sobre a Ãfrica, respeitando assim sua cultura.
De acordo com a professora, Cristina Fonseca, a ação teve como objetivo conhecer e valorizar o continente africano, bem como a sua cultura, reconhecendo a sua influência no Brasil, a partir de ações educativas que despertam a criatividade artÃstica do aluno e a ampliação do seu conhecimento cultural.
“A avaliação que fazemos do evento é muito positiva, graças ao grande empenho e compromisso que alunos tiveram e ao apoio que o campus nos ofereceuâ€, comemorou a idealizadora do evento.
Cristina explica ainda, que as turmas de 3ª séries do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuário e Redes de Computadores, do Campus Araguatins, foram orientadas com intuito de promover ações que fomentem a implementação da Lei n° 10.639 de 2003, a qual altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9394/96, que torna obrigatório o ensino da história, cultura africana e afro-brasileira.
Classificação das equipes
1º- 3ª série “E†(Redes de Computadores);
2º- 3ª série “B†(Técnico em Agropecuária);
3º- 3ª série “C†(Técnico em Agropecuária);
4º- 3ª série “D†(Técnico em Agropecuária);
5º- 3ª série “A†(Técnico em Agropecuária).