Jovens de 40 municÃpios tocantinenses que participaram do Projovem Trabalhador já concluÃram os cursos e estão prontos para o mercado de trabalho. Mas o programa não beneficiou apenas os alunos formandos. Em Axixá, região do Bico do Papagaio, a faxineira, Sandra Lima Mendes, de 30 anos, mãe de seis filhos, viu sua vida mudar para melhor com a construção de sua casa nova, fruto do esforço dos alunos do curso de construção e reparos do Programa. A iniciativa ocorreu durante as capacitações do Projovem Trabalhador.
O professor do curso, José Batista, conta que teve conhecimento da história da faxineira pela Paróquia da cidade, que pediu ajuda para a famÃlia de Sandra Lima que morava numa casa de barro com teto de palha. A comunidade de Axixá se mobilizou, e com ajuda de moradores, da paróquia e da prefeitura do municÃpio, foi possÃvel conseguir os materiais necessários para construir a casa. “Depois que conheci a dona Sandra e vi como era a situação da casa dela, mobilizei toda comunidade, conseguimos os tijolos, o cimento, a madeira e o resto dos materiais. A construção foi feita pelos alunos do Projovem sob minha orientaçãoâ€, explicou o professor.
Antes, Sandra Lima vivia com seus filhos numa casa de taipa. A casa nova, agora de alvenaria, foi construÃda no mesmo lote da antiga, um sonho que se realizou graças ao Projovem Trabalhador. “Eu não tinha onde morar, eles ajudaram a conseguir essa casa pra mim. Estava agoniada, porque a casa de barro estava caindo. Tenho muito a agradecer a todos que me ajudaram nessa casa aquiâ€, conta a mãe, que agora está feliz com o novo lar.
Sobre o Projovem
As capacitações do Projovem Trabalhador finalizaram no inicio deste mês, com a formatura de mais de 3.000 jovens em 40 municÃpios do interior do Estado. O programa foi executado no Tocantins com a coordenação da Sejuv – Secretária Estadual da Juventude. Foi oferecido aos jovens qualificação profissional, oportunidade de emprego e preparo para ocupações alternativas geradoras de renda.