Facebook
26/05/2015 - 11h23m

Alunos dos câmpus da Unitins de Palmas e Augustinópolis formam dois times para transformar comunidades do Estado

Redação

Para mudar a realidade de vida de quem precisa, acadêmicos da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) já começaram a pensar projetos . Eles fazem parte dos dois times formados pela universidade, no último sábado, 23, para participação na Enactus, que é uma ONG internacional sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a vida das pessoas. O trabalho da entidade foi apresentado aos acadêmicos na sexta-feira, 22.

Os alunos dos câmpus de Palmas e Augustinópolis têm agora o desafio de elaborar projetos com foco empreendedor para possibilitar o progresso da comunidade escolhida. Durante o treinamento, recebido na manhã de sábado, os times entenderam que, antes de se construir os projetos, é preciso ir a campo, escolher a comunidade, delimitar o público-alvo e definir aonde se quer chegar com esta intervenção. “A ideia é empoderar, melhorar a qualidade de vida de forma econômica, social e ambiental”, destacou a coordenadora regional da Enactus Brasil, Lara Pontes.

A acadêmica do curso de Enfermagem Ellen Jacqueline dos Santos Luz, do Câmpus de Augustinópolis, disse que quer mobilizar mais estudantes do câmpus para participar. “A ideia é repassar o que a gente viu e aprendeu para criar uma grande rede”, frisou ela, acrescentando que está entusiasmada em poder contribuir para melhorar a vida da comunidade em que vive.

No time do câmpus de Palmas, o aluno de Sistemas de Informação Jairo Gervásio falou que o desafio será escolher o tema do projeto, dentre tantos que são possíveis, bem como o professor orientador. “Vamos ter reuniões para decidir nos próximos dias.”

Projetos

Sobre a duração de cada projeto e intervenção na comunidade, Lara explicou que dependerá dos times, pois são quem vão definir. Anualmente, os projetos desenvolvidos pelos times de todas as universidades são avaliados e premiados no campeonato nacional em cada país que participa do programa Enactus. Durante essa competição, os estudantes têm a oportunidade de apresentar os resultados e os impactos de seus projetos a uma banca de juízes composta por executivos das empresas apoiadoras e convidados. O time eleito campeão nacional avança para a Enactus World Cup, na qual vai competir com os times campeões de cada país.

A Unitins é a primeira universidade do Estado a fazer parceria com a Enactus. A organização atualmente está presente em 36 países e conta com a participação de mais de 65 mil membros. No Brasil, atua desde 1998 em 49 instituições de ensino superior, engajando aproximadamente 1.300 voluntários.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS