EM ARAGUAÍNA
Secretário de Saúde alega que este tipo de veículo não precisa pagar.
Uma ambulância do município de Ananás foi apreendido nesta quinta-feira (18), no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153, em Araguaína.
Segundo denúncia, o licenciamento da ambulância estaria atrasado desde 2017. O município de Ananás possui três ambulâncias. O prefeito da cidade é Valdemar Nepomuceno (PSD).
Contudo, o secretário de Saúde do Município, Tulysmar Pereira de Sousa, afirmou que este tipo de veículo oficial é isento de licenciamento e IPVA. “Entramos em contato na PRF e o rapaz (PRF) informou que o veículo estava com licenciamento em atraso e por isso foi apreendido. Questionei que veículo público é isento de pagamento”, explicou o secretário. Mesmo assim, o agente teria respondido que no sistema da PRF constava atraso no pagamento de licenciamento.
Ainda de acordo com o secretário, a PRF também apontou que o condutor não tinha curso de urgência, qualificação obrigatória para dirigir este tipo de veículo. O motorista tem apenas CNH Categoria D. Desse modo, a PRF informou que a retirada da ambulância deve ser feita por um condutor com as qualificações obrigatórias.
O secretário apresentou à reportagem imagens do sistema do Detran mostrando que não há nenhuma notificação de autuação, multas em aberto e débitos em atraso para o veículo. No sistema da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) também não consta nenhum débito.(AF Notícias)